Certificação NBR ISO 9001:2008
SISTEMA DE GESTÃO DA SEGPLAN – Certificação NBR ISO 9001:2008
A Secretaria de Gestão e Planejamento na busca da gestão pela excelência implantou seu programa da qualidade, norteado pelas diretrizes estabelecidas pelo PEG (Programa de Excelência na Gestão Pública), PQGF (GESPÚBLICA) e pela NBR ISO 9001.
A sigla ISO corresponde International Organization for Standardization (Organização Internacional para a Normatização), organização não-governamental, com sede em Genebra, na Suíça, que elabora normas internacionais. Ela integra, ainda, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A certificação pela norma ISO 9001 representa um conjunto de critérios para garantir a prestação de serviços com qualidade e aumentar a satisfação dos clientes. Desta forma, as organizações são induzidas a melhorar continuamente seus produtos e processos.
A SEGPLAN, portanto, se aprimora na prestação de serviços com qualidade ao cidadão, com redução de custos, maiores benefícios para seus colaboradores e maior integração entre suas unidades.
O Estado de Goiás teve a primeira Secretaria de Planejamento da América do Sul a ser certificada pelas normas ISO 9001, em dezembro de 2004.
Na cronologia de certificação SEGPLAN destacam-se os seguintes marcos:
– Obteve a certificação em dezembro de 2004 pela certificadora Internacional BVQI. Recebeu dois diplomas de certificação, um chancelado pelo Inmetro, e outro pelo UKAS Quality Management do Reino Unido, o que significa o reconhecimento dos processos de qualidade também na União Européia;
– Manutenção do certificado pela NBR ISO 9001:2000: em novembro de 2006 pelo BVQI e em dezembro de 2007, também pela certificadora internacional BVQI;
– Manutenção do certificado pela NBR ISO 9001:2008 (nova versão da NBR ISO 9001): em dezembro de 2008, pela certificadora ICQ – BRASIL e em novembro de 2009, 2ª supervisão do 2º ciclo de certificação, também pelo ICQ – BRASIL;
– Recertificação NBR ISO 9001:2008, em novembro de 2010, pelo ICQ – BRASIL.
O escopo de certificação da SEGPLAN abrange:
– Gestão dos sistemas estaduais de planejamento, orçamento e estatística;
– Elaboração, revisão e acompanhamento do Plano Plurianual do Estado de Goiás;
– Processo de atendimento ao cliente cidadão pelo Sistema Vapt-Vupt;
– Processo de implantação e adequação de unidades fixas;
– Processo de implantação do Padrão de Atendimento Vapt-Vupt.
Princípios da Gestão da Qualidade
– Foco no cliente: As organizações dependem de seus clientes e, portanto, convém que entendam as necessidades atuais e futuras dos clientes, seus requisitos, e procurem exceder as suas expectativas;
– Liderança: Os líderes estabelecem unidade de propósito e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham o ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização;
– Envolvimento das pessoas: As pessoas de todos os níveis são a essência da organização, e seu total envolvimento possibilita que suas habilidades sejam utilizadas para o benefício da organização;
– Abordagem do processo: O resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados por um processo;
– Abordagem sistêmica para a gestão: Identificar, entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir seus objetivos;
– Melhoria contínua: Convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente;
– Abordagem factual para tomada de decisão: Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações;
– Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores: A organização e seus fornecedores são interdependentes e a relação de benefícios mútuos aumenta a habilidade de ambos em agregar valor.