Carta de Serviços e Cadeia de Valor alinharão órgãos e entidades na prestação de serviços
O cenário atual do serviço público necessita de mudanças que ampliem a capacidade de entregar serviços de qualidade ao cidadão. Pensando na atual crise e na contenção de gastos, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração – Sead, promoveu ontem uma reunião com servidores de órgãos e entidades da administração com o objetivo de promover uma gestão integrada e simplificada.
A intenção do evento foi maximizar a maturidade da gestão por meio da indução da mudança cultural na maneira de operar seus processos institucionais, especialmente, os processos de atendimento, e assim resgatar a confiança do cidadão. A razão de ser dessa iniciativa da Sead, juntamente com todas as secretarias é mudar o foco na administração pública para o foco no cidadão. “E essa transformação pede uma arquitetura organizacional que dialogue com a estratégia atual e conte com servidores engajados. “É nossa obrigação como servidores públicos, repensar o que estamos fazendo para resgatar a confiança do cidadão”, afirmou a superintendente Central de Transformação da Gestão, Vânia de Carvalho Marçal Bareicha.
A Sead está imbuída do propósito inédito de transformar a gestão pública no Estado de Goiás. De acordo com o secretário da Administração, Bruno D’Abadia, a administração está caminhando em um processo evolutivo de conhecimento e de resultados. Desde o início do ano, com a Reforma Administrativa, todos os órgãos e entidades foram repensados, com posterior confecção dos regulamentos, identificação de necessidade de pessoal especializado e com a capacitação realizada pela Escola de Governo, através das certificações. “O Estado não pode estar voltado para si próprio. “Precisamos desburocratizar e modernizar nossos órgãos e ofertar serviços de forma mais eficiente, direta, barata e com mais agilidade. É a evolução da administração em atender o cidadão”, explicou Bruno D’Abadia.
Regulamentos internos
No primeiro semestre desse ano o Governo de Goiás passou por um processo de definição das competências de cada órgão e entidade estadual, por meio da elaboração dos regulamentos internos, que promoveu uma reflexão do trabalho e dos serviços específicos que cada servidor presta à sociedade. “Com a Reforma Administrativa, a equipe da Superintendência Central de Transformação da Gestão da Sead tem se debruçado incansavelmente e trabalhado para a construção de metodologias de transformação da gestão e dos serviços, no intuito de entregar mais valor ao cidadão”, afirmou a subsecretaria de Administração e Desburocratização da Gestão Pública, Lara Garcia Borges Ferreira.
Os processos organizacionais estão em fase de execução e, em breve, criarão um ambiente interno capaz de coordenar e orientar cada instituição para uma atuação que faça com que o cidadão perceba e sinta o governo mais presente em sua vida. Dos 34 órgãos, 31 já entregaram seus regulamentos e a Sead já encaminhou os 31 regulamentos para a Casa Civil.
Cartas de Serviços e Cadeias de Valor
A jornada de transformação dos serviços não para. Serão elaboradas as Cartas de Serviços e as Cadeias de Valor dos Órgãos. De acordo com a Lei nº 13.460 de junho de 2017 “toda organização pública deve informar aos cidadãos os serviços prestados por ela em documento chamado carta de serviços”.
A Carta de Serviços é um instrumento de indução da melhoria de gestão das organizações. Integra o Estado como um ente único e responsável por entregar valor ao cidadão, promove ainda mudanças da forma de pensar, inovar e realizar trabalhos nas equipes envolvidas, por meio da sensibilização, do engajamento e da preparação dos servidores para a construção de uma nova cultura organizacional, se tornando agentes transformadores em um contexto de mudança e inovação institucional. “Para oferecer serviços de qualidade e sem complicação, as organizações precisam eliminar etapas desnecessárias e otimizar aquelas de que não se pode prescindir”, explicou a superintendente Vânia Bairecha.
A Carta é um item da Lei de Transparência do Estado de Goiás, informa ao público quais são os serviços prestados ao cidadão por uma determinada organização pública, especificando padrões de qualidade como: tempo de espera para o atendimento, prazos para o provimento dos serviços, orientações quanto aos mecanismos de comunicação com os usuários, procedimentos para acolhimento de sugestões e para o recebimento, atendimento e gestão de reclamações.
Além de ser um poderoso instrumento de cidadania, pois, quanto mais informações disponíveis, mais facilmente o cidadão consegue reivindicar direitos, a Carta de Serviços desencadeia inevitáveis mudanças dentro das organizações públicas, que passam a trabalhar sob a perspectiva de melhoria contínua e com o foco no cidadão.
Além da Carta de Serviços, a Sead está elaborando a Construção da Cadeia de Valor, que trará uma visão sistêmica de todos os processos organizacionais que se executados integralmente, criarão um ambiente interno capaz de coordenar e orientar a instituição para uma atuação mais eficiente. Com a Cadeia de Valor, será possível ao órgão/entidade ter uma visão clara de como seus processos de negócios contribuem para a realização de sua missão institucional.
O projeto é encabeçado pela Sead, por meio da Subsecretaria de Administração e Desburocratização da Gestão Pública, e conta com a parceria da Secretaria Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Casa Civil. A reunião foi acompanhada pelo titular da Sedi, Adriano Rocha Lima; pelo Secretário de Estado da Cultura, Edival Lourenço; o reitor da UEG, Ivano Devilla; e de representantes de todos as pastas do Estado.
Comunicação Setorial – Sead