Atendimento ao cidadão com responsabilidade é tema de artigo do titular da Sead
Em artigo publicado na edição desta terça-feira, 1° de setembro, no jornal Diário da Manhã, o secretário Bruno D'Abadia relatou o esforço do Governo de Goiás para que o cidadão continue tendo acesso aos serviços estaduais, mesmo com a crise sanitária ocasionada pela Covid-19.
O titular da Sead apontou a sensibilidade do governador Ronaldo Caiado, que solicitou que fossem instaurados todos os protocolos de segurança afim de garantir o acesso do cidadão aos serviços e os principais atendimentos dessem continuidade em todo o Estado.
Com o equilíbrio responsável entre a proteção da saúde do servidor e a característica essencial da prestação dos serviços do Vapt Vupt, o programa realizou aproximadamente um milhão de atendimentos desde o início da pandemia.
Leia o artigo na íntegra:
O cidadão em primeiro lugar
A localização única e centralizada dos diversos serviços públicos nas unidades de atendimento integrado estadual é reconhecida pelos goianos como essencial. Quando aliado ao bom atendimento dos colaboradores, esse conceito é reforçado e, por esta razão, o Governo de Goiás, mesmo com a crise sanitária ocasionada pela Covid-19, e com a adoção de medidas de segurança, asseverou que os atendimentos mais demandados fossem continuados.
Com o equilíbrio responsável entre a proteção da saúde do servidor e a característica essencial da prestação dos serviços do Vapt Vupt, o governador Ronaldo Caiado solicitou que fossem instaurados todos os protocolos de segurança para garantir o acesso do cidadão aos serviços, sem se descuidar, por óbvio, das medidas de distanciamento impostas pelo vírus. Mesmo com as restrições e um leque de serviços limitados, aproximadamente um milhão de atendimentos foram realizados desde o início da pandemia.
Logo no início da fase de isolamento social, em uma ação rápida e estratégica, o Governo de Goiás adotou o agendamento on-line prévio para todos os atendimentos ofertados nas unidades do programa. A medida assegurou que os atendimentos ocorressem de forma organizada, com espaçamento de tempo, e sem aglomeração dentro das agências, mais uma medida de proteção aos usuários e servidores.
Disponibilização de álcool em gel para usuários e servidores, sinalizações para manter distanciamento no momento de atendimento e na sala de espera, além da aferição da temperatura de todos que adentram nas unidades são outras iniciativas que demonstram o cuidado empreendido para que o processo funcione de maneira segura e eficaz.
O dinamismo dos atendimentos concomitante à compreensão da população, que em sua ampla maioria respeita as medidas adotadas, resultou em uma média de tempo de atendimento inferior a 10 minutos, um indicador de que os goianos não estão desamparados, mesmo em um momento de tantas dificuldades.
Mas o esforço do governo para que o cidadão continue tendo acesso aos serviços estaduais não parou por aí. O portal Goiás Digital é outro avanço significativo da gestão. No ar desde março, o site possibilita que os usuários realizem uma série de serviços totalmente on-line. Com navegação facilitada e um layout intuitivo, a plataforma já conta com mais de 100 serviços. Mais um passo rumo à modernidade e que atesta uma nova Era na relação do Estado com os cidadãos.
É previsível que existam aqueles que preferem criticar ou encarar as mudanças com olhar de desconforto, mas, em um momento delicado de crise sanitária, é notável o trabalho desempenhado para que os goianos continuem tendo acesso aos serviços públicos, com respeito e cuidado pela saúde de todos. A modernização é um dos principais pilares desse processo, no entanto o avanço obtido é resultado, principalmente, do trabalho dos profissionais que compõem uma gestão que se guia pelo bem-estar do cidadão e que gerencia rápidas soluções para os desafios impostos.
Bruno D’Abadia – Secretário de Estado da Administração (Sead)