Ações da Sead ganham visibilidade na revista comemorativa de 20 anos do Consad

Modernização dos processos, parceria com os servidores estaduais e inovação na gestão pública foram alguns dos destaques da atuação da Secretaria da Administração (Sead), que ganharam notoriedade na revista comemorativa de 20 anos do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad). 

A atualização do Estatuto do Servidor Público, o aperfeiçoamento dos serviços disponibilizados aos cidadãos e a produtividade e economia asseguradas com a implementação do teletrabalho são alguns dos resultados obtidos pela Secretária de Estado da Administração (Sead) e que ganharam destaque na publicação.

A edição traz ainda artigo do secretário de Estado da Administração (Sead), Bruno D’Abadia, que expõe o relevante papel do Conselho para o compartilhamento de ideias e para consolidação de parcerias que aperfeiçoem a gestão pública. O titular da Sead aponta a dinamicidade e o qualificado espaço de debate como ferramentas indispensáveis para a transformação da administração pública, propiciando o fortalecimento da cidadania, com foco na transparência e eficácia no uso do recursos públicos.

Confira os artigos na íntegra.

Goiás tem feito o dever de casa

Goiás tem se destacado no cenário nacional por ter inaugurado um novo formato de gestão pública. Em quase dois anos da administração do governador Ronaldo Caiado, é inegável as ações que evidenciam o respeito com o contribuinte, a valorização dos servidores e a qualidade dos gastos. Todo o esforço para eficiência e transparência na aplicação dos recursos públicos reflete diretamente na otimização dos serviços prestados à população.

 A Secretaria da Administração (Sead) tem papel de destaque em muitas das conquistas alcançadas. Com uma equipe técnica experiente e determinada, e que se pauta pela modernização dos processos e da gestão, a pasta realizou entregas prodigiosas ao Estado. A ampla reformulação do Estatuto do Servidor Público estadual, por exemplo, evidencia a pertinácia dos colaboradores. O documento atualizou normas e regras tanto para servidores quanto para gestores.

A simplificação e alinhamento com a tecnologia também são prioridades da atual gestão, que instituiu recentemente a Política Estadual de Atendimento ao Cidadão e criou por meio de Lei o Programa Simplifica Goiás. Projetos protagonizados pela Sead, em parceria com outras Secretarias, que trará mais dinamismo e multiplicará os canais de atendimento aos cidadãos. A Lei estabelece um modelo único de prestação de serviços para todo o Estado.

E as inovações não pararam por aí. Mesmo diante das adversidades provocadas pela pandemia, o Estado seguiu trabalhando para assegurar os serviços necessários para todos os goianos. E na direção da modernidade, a implementação do teletrabalho, acelerada em decorrência da pandemia, tem gerado resultados surpreendentes para a administração pública. Aumento de produtividade e uma economia significativa nas despesas de custeio se destacam como benefícios do trabalho remoto.

 E mais uma vez a Sead tem atuado para aperfeiçoar a prestação dos serviços. Em coadjuvação com outras pastas da administração, a Secretaria iniciou um projeto para que produtividade dos servidores seja acompanhada de perto, por meio de mensuração de resultados e com foco em melhores entregas aos cidadãos. Desta maneira, e para as áreas que permitem o trabalho remoto sem prejuízo às entregas, a modalidade pode vir a ser adotada de forma definitiva no setor público estadual.

 A gestão pública é um desafio e, nesse contexto, o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) desponta como um grande aliado nas discussões que permeiam ações em todos os Estados que compõem o colegiado, e que impactam positivamente na entrega de resultados. Em 20 anos de Consad, o engajamento dos conselheiros tem elevado o debate e a implantação de políticas públicas que aperfeiçoam a gestão e asseguram mais bem-estar à população.

 Atento às novas demandas da administração, o Consad ganha força em meio a tantas provocações impostas pela gestão pública, que além de se renovar com ligeireza, é acompanhada mais atentamente pela população, principalmente pela inclusão tecnológica. O compartilhamento de ideias e o debate qualificado, característico das discussões do colegiado, permite que os estados sigam fortes no propósito de servir ao cidadão, com honestidade, transparência e responsabilidade.

Comunicação Setorial da Secretaria da Administração de Goiás (Sead-GO)

 

Administração pública e a transparência no uso dos recursos

Somos partícipes ativos da gestão pública e esse nosso comprometimento com a administração de órgãos que planejam nossas unidades federativas é desafiador. Requer uma reflexão rigorosa a respeito das políticas públicas abarbadas à modernização social e sempre na defesa dos princípios da transparência, qualidade, eficiência, mérito e no comprometimento diário com os resultados que contribuam efetivamente com o desenvolvimento do nosso país.

Apesar de desafiador é, isocronamente, gratificante. Sabemos que a afluência das unidades de administração e planejamento dos estados brasileiros, formulada há 20 anos a partir da criação do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), tem refletido em ações positivas aos cidadãos, principais usufruidores dos serviços resultantes de uma administração pública planejada e pensada para o seu bem-estar.

O Consad em sua essência é um organismo dinâmico responsável pelo debate entre os titulares de secretarias de Administração do Estado com a missão de fomentar o desenvolvimento do país e fortalecer a nossa democracia. Essa dinamicidade permite com que sejam adequadas as políticas públicas às necessidades da sociedade. Por isso, o Conselho vem se consolidando nesses 20 anos como um grupo indispensável para debater mudanças que transformam todas as esferas da administração pública, buscando resultados que contribuam para o equilíbrio federativo. Essa é a filosofia do Consad.

No últimos dois anos, todo esse organismo vivo que integra o Conselho percebeu a urgência, sobretudo no que tange às ferramentas para eficiência na transparência de gestão, da estruturação de mais um grupo de trabalho dedicado à temática de Compras Públicas. Aproveitamos o embalo em que o Estado de Goiás, a partir da gestão responsável do governador Ronaldo Caiado, vem conseguindo ajustar os trilhos para o encarrilhar do desenvolvimento, prontamente aceitei a missão de coordenar o grupo e, desde então, estamos atuando para facultar o compartilhamento de boas práticas, definir indicadores e informações necessárias para promover a medição dos resultados nas áreas de compras governamentais. São 20 anos de Consad, são poucos meses de implantação do GT de Compras e já temos 20 estados participando ativamente das discussões.

Temos conseguido, mesmo que em pouco tempo de implementação do GT, articular debates e reuniões com equipes técnicas da Secretaria de Comércio Exterior, Ministério da Economia, além de vários representantes de compras públicas dos estados brasileiros. Para se ter uma ideia da relevância do GT na promoção de debates, a adesão do Brasil ao Acordo de Compras Governamentais da Organização Mundial do Comércio (OMC) foi tema de um dos nossos encontros. Com a participação de 16 estados, discutimos pontos técnicos fundamentais para que cada unidade federativa possa avaliar individualmente a adesão ao acordo.

Estamos certos de que esses encontros são oportunidades de interlocuções que podem alavancar o desenvolvimento do país a partir da otimização dos gastos públicos. Estamos vivendo uma nova era para a administração pública brasileira, em que buscamos o aperfeiçoamento frequente da gestão pública e o Consad, sabemos, é um grande aliado dos estados. A ampla troca de experiências nos desafia a implementar, cada vez mais, medidas que aprimorem a gestão e propiciem resultados aos brasileiros para o fortalecimento de uma cidadania mais justa e a efetivação de uma administração pública preocupada com a transparência no uso dos recursos.

Bruno D'Abadia – Secretário de Estado da Administração de Goiás (Sead-GO)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo