A Rede de Gestão de Projetos do Estado de Goiás
A Rede de Gestão de Projetos, criada pelo art. 107 da Lei nº 21.792, de 16 de fevereiro de 2023, compõe o Sistema de Gestão Estadual – SIGES, que é a convergência do Sistema Estruturador de Organização e Inovação Institucional e das Redes de Gestão. O objetivo desta estrutura é aprimorar a efetividade da gestão pública nos órgãos e nas entidades em relação à Governança, Gestão de Portfólio, Programas e Projetos. Ela é composta por uma Unidade Central e 11 Setoriais de Projetos.
A Unidade Central da Rede de Gestão de Projetos
A Superintendência dos Escritórios de Projetos da Subsecretaria de Governança da Secretaria Geral de Governo – SGG é a Unidade Central da Rede de Gestão de Projetos. Entre suas responsabilidades destacam-se a definição de diretrizes, padrões e/ou procedimentos para a Governança, Gestão de Portfólios, Programas e Projetos, a orientação das setoriais, bem como o acompanhamento da performance de Gestão de Projetos das setoriais, de acordo com as diretrizes.
À Superintendência do Escritório de Projetos, por meio das Gerências de Padronização e Central de Escritórios de Projetos, cabe gerir estrategicamente a Rede de Gestão de Projetos no âmbito da administração pública estadual, com o estabelecimento de diretrizes de orientação para as setoriais, com a finalidade de institucionalizar a cultura de integração e de visão sistêmica do portfólio de projetos governamentais com fins de desdobramento estratégico, implementação das políticas públicas e entrega de valor ao cidadão. Clique aqui e conheça quais são responsabilidades da Unidade Central.
Escritório de Projetos – PMO (Setorial da Rede de Gestão de Projetos)
As Setoriais da Rede de Gestão de Projetos, denominadas Escritórios de Projetos, conforme o Decreto nº 10.218, de 16 de fevereiro de 2023, encontram-se presentes em 11 órgãos:
- Secretaria Geral de Governo – SGG;
- Secretaria de Estado da Administração – SEAD;
- Secretaria de Estado da Cultura – SECULT;
- Secretaria de Estado da Saúde – SES;
- Secretaria de Estado da Educação – SEDUC;
- Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI;
- Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDS;
- Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD;
- Secretaria de Estado da Retomada – RETOMADA;
- Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINFRA; e
- Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN.
Clique aqui e conheça quais são responsabilidades dos Escritórios de Projetos:
Conceitos
Conceitos e orientações técnicas
Referências Bibliográficas
Escolha o seu WoW! Uma abordagem do Disciplined Agile para otimizar o seu modo de trabalhar, 2ª edição. Project Management Institute, 2022.
Guia PMBOK, 7ª edição. Project Management Institute, 2021.
Process Groups: A Practice Guide. Project Management Institute, 2022.
Guia Prático Ágil, Agile Aliance. Project Management Institute, 2017.
Guia PMBOK, 6ª edição. Project Management Institute, 2017.
Governança de Projetos
Programa PMO Goiás