A Rede de Gestão de Projetos do Estado de Goiás

A Rede de Gestão de Projetos, criada pelo art. 107 da Lei nº 21.792, de 16 de fevereiro de 2023, compõe o Sistema de Gestão Estadual – SIGES, que é a convergência do Sistema Estruturador de Organização e Inovação Institucional e das Redes de Gestão. O objetivo desta estrutura é aprimorar a efetividade da gestão pública nos órgãos e nas entidades em relação à Governança, Gestão de Portfólio, Programas e Projetos. Ela é composta por uma Unidade Central e 11 Setoriais de Projetos.

 

A Unidade Central da Rede de Gestão de Projetos

A Superintendência dos Escritórios de Projetos da Subsecretaria de Governança da Secretaria Geral de Governo – SGG é a Unidade Central da Rede de Gestão de Projetos. Entre suas responsabilidades destacam-se a definição de diretrizes, padrões e/ou procedimentos para a Governança, Gestão de Portfólios, Programas e Projetos, a orientação das setoriais, bem como o acompanhamento da performance de Gestão de Projetos das setoriais, de acordo com as diretrizes.

À Superintendência do Escritório de Projetos, por meio das Gerências de Padronização e Central de Escritórios de Projetos, cabe gerir estrategicamente a Rede de Gestão de Projetos no âmbito da administração pública estadual, com o estabelecimento de diretrizes de orientação para as setoriais, com a finalidade de institucionalizar a cultura de integração e de visão sistêmica do portfólio de projetos governamentais com fins de desdobramento estratégico, implementação das políticas públicas e entrega de valor ao cidadão. Clique aqui e conheça quais são responsabilidades da Unidade Central.

 

Escritório de Projetos – PMO (Setorial da Rede de Gestão de Projetos)

As Setoriais da Rede de Gestão de Projetos, denominadas Escritórios de Projetos, conforme o Decreto nº 10.218, de 16 de fevereiro de 2023, encontram-se presentes em 11 órgãos:

  • Secretaria Geral de Governo – SGG;
  • Secretaria de Estado da Administração – SEAD;
  • Secretaria de Estado da Cultura – SECULT;
  • Secretaria de Estado da Saúde – SES;
  • Secretaria de Estado da Educação – SEDUC;
  • Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI;
  • Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDS;
  • Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD;
  • Secretaria de Estado da Retomada – RETOMADA;
  • Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINFRA; e
  • Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN.

Clique aqui e conheça quais são responsabilidades dos Escritórios de Projetos:

 

Conceitos

Conceitos e orientações técnicas

 

Referências Bibliográficas

Escolha o seu WoW! Uma abordagem do Disciplined Agile para otimizar o seu modo de trabalhar, 2ª edição. Project Management Institute, 2022.

Guia PMBOK, 7ª edição. Project Management Institute, 2021.

Process Groups: A Practice Guide. Project Management Institute, 2022.

Guia Prático Ágil, Agile Aliance. Project Management Institute, 2017.

Guia PMBOK, 6ª edição. Project Management Institute, 2017.

 

Governança de Projetos

Programa PMO Goiás

 

 

 

 

Governo na palma da mão

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