Secretaria da Retomada e UEG discutem parceria para fortalecimento de APLs

A Secretaria de Estado da Retomada e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) estão avançando em parcerias que podem levar à reconstituição e fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) em todo o Estado. Em reunião on-line nessa segunda (1º/9) entre representantes da cúpula dos dois órgãos, tratou-se sobre ações que possam contribuir para o desenvolvimento sócioeconômico nas diferentes regiões goianas a curto e médio prazos.

“Conversamos sobre vários aspectos e o potencial de vários setores e regiões do Estado. Conforme as tratativas forem avançando, vamos detalhar melhor para saber de que maneira cada um de nós pode contribuir para esta parceria. Mas o certo é que Goiás tem muito a ganhar neste momento tão importante e desafiador. Da parte da UEG, vamos dedicar o máximo de esforço nessa empreitada”, afirma o reitor interino da instituição, professor Valter Gomes Campos, que participou ao lado da chefe de gabinete, professora Cristhyan Milazzo, da conversa com o Secretário de Retomada, César Moura.

A UEG, que hoje está presente em 39 municípios goianos, entraria no processo com apoio técnico/científico e capacitação. Na reunião, entre outros aspectos, foram levantadas possibilidades de ações de pesquisa em graduação, pós-graduação latu sensu e extensão. Uma nova reunião foi agendada para a próxima semana para tentar elencar, a partir daí, alguns passos mais efetivos e concretos. 

A intenção do secretário César Moura é conhecer melhor a capacidade e o potencial das unidades e câmpus da UEG. A expectativa é que, em breve, ele faça uma visita ao Câmpus Oeste (sede em São Luís de Montes Belos), que desenvolve um trabalho de ponta em pesquisa e tecnologia agropecuária. O trabalho do Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal da UEG (Biotec) é referência internacional. A região Oeste está inserida em um APL lácteo.

Pandemia
A Secretaria da Retomada tem a função de diminuir os impactos negativos da pandemia de Covid-19 na economia e na sociedade goianas e criar novas alternativas para o Estado, como a geração de empregos e melhoria de renda, principalmente para a população mais vulnerável. O órgão já apoia a UEG, por exemplo, na divulgação do Minha Vaga, Processo Seletivo para Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa e Portadores de Diploma de Curso de Graduação. Ao todo são quase 2,4 mil vagas disponíveis em 30 municípios goianos para a modalidade tradicional e também ensino à distância. As inscrições estão abertas até 20 de setembro.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo