Artigo: Acolhimento humanizado do servidor público estadual

Ao criar a Secretaria da Retomada, o governador Ronaldo Caiado saiu à frente para o enfrentamento dos efeitos da pandemia do coronavírus. Com visão no futuro, sem tirar os pés do presente, iniciou ações para mitigar crises nos setores econômico e social. Tendo como prioridade o atendimento às demandas dos 7 milhões de goianos, ele teve um olhar especial aos servidores públicos que mantém toda a estrutura do governo em funcionamento.

Um dos primeiros compromissos assumidos e cumpridos pelo Governo, apesar da crise econômica causada pela pandemia, foi a regularização dos salários e o pagamento da folha dentro do mês trabalhado. Tal atitude demonstra o respeito a estas pessoas, que exercem o gratificante e importante papel de servir a população goiana.

Além dos efeitos e impactos na economia, a pandemia também traz consequências na saúde psicopatológica das pessoas. A mudança na rotina e o isolamento social trazem sentimentos como medo, depressão, ansiedade, que passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Atentos a isto, nós das áreas de gestão de pessoas do Governo de Goiás buscamos estar mais próximos aos servidores, encontrando formas de apoiá-los e orientá-los quanto aos desencadeamentos de possíveis transtornos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para os prováveis desencadeamentos de sofrimentos psíquico agudo e transtornos em parte da população que vivencia uma pandemia.

Entre os programas de atendimento ao servidor público de Goiás, destaco o Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS), criado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), para oferecer apoio psicossocial. A ação do Governo atua em três níveis. No primeiro, iniciado em maio, os servidores foram convidados a participarem de lives sobre temas com foco nos efeitos da pandemia, além de publicar materiais como vídeos e postagens relativas ao tema. A iniciativa inclui dicas de bons hábitos durante a pandemia, de como tornar seu dia a dia menos estressante, reduzir a ansiedade, aproveitamento do tempo desenvolvendo hábitos como a leitura e a prática de jogos com a família, por exemplo. Outra recomendação é a inclusão de uma pausa durante o dia para fazer algo para si mesmo, como um cuidado com o corpo, meditação, entre outros.

Os outros dois níveis do PAS consistem no acolhimento de demanda espontânea do servidor, onde são disponibilizados cuidados psicológicos como a escuta e apoio emocional realizado por um profissional da área. Nas situações em que for percebido a necessidade de um acompanhamento contínuo e mais amplo, o servidor é orientado para um atendimento externo por meio do Ipasgo, SUS ou rede privada.

Estes e outros programas demonstram a busca pela humanização da gestão pública, na valorização do servidor, que reflete nos serviços prestados e na melhoria da vida da população goiana. Nós que somos servidores públicos fazemos parte de uma imensa engrenagem, mas não somos máquinas. E o governador Ronaldo Caiado tem clareza disso, e em suas ações, tem demonstrado todo o seu respeito e consideração aos servidores públicos de Goiás.

Reila Lopes é gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Retomada

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