Procon Goiás orienta consumidor sobre pacotes de viagens

Com a chegada do Ano Novo e das férias de janeiro, aumenta a procura por pacotes de viagens, que nem sempre são tão vantajosos como anunciados. Diante disso, o Procon Goiás orienta o consumidor que pretende passear, rever os parentes e até mesmo conhecer lugares novos.

É importante que a viagem seja planejada com antecedência e não apenas isso, mas que haja a efetivação do pacote. Assim, o passeio é feito com mais tranquilidade. É bom lembrar que a calma é fundamental para uma análise mais aprofundada das opções de pacotes oferecidos pelas agências de turismo.

O pacote  é nada mais que a junção de serviços que as agências de turismo fazem para dar mais comodidade à sua viagem. Os pacotes incluem transporte, hospedagem, passeio turístico, caminhadas, atividades extras, dentre outros serviços. O roteiro varia de acordo com o gosto do consumidor, que deve escolher o conjunto de serviços que atenda melhor suas necessidades. Há pacotes nacionais e internacionais, individuais e coletivos.

Primeiramente, as agências de turismo precisam estar regularmente cadastradas no Ministério do Turismo. Esse sistema  visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. É nessa ferramenta que o consumidor pode checar se a agência atende as normas e está legalmente hábil para atuar no segmento turístico.

Depois de verificar se a empresa é cadastrada no Ministério do Turismo e, após ter escolhido o pacote de acordo com seu perfil, é hora de assinar o contrato de prestação de serviços.  Muita calma e atenção nessa hora! Leia atentamente todos os documentos que descrevem o que será adquirido dentro do pacote para que tudo fique bem esclarecido, isso evita surpresas desagradáveis.

O texto deve conter todos os serviços e não pode haver espaços em branco.  Deve-se também verificar a existência de seguro e, nesse caso, ele deve estar especificado no termo de compromisso. O seguro pode ser contratado pela agência ou por uma corretora. E, depois de tudo acertado, por precaução, é bom que o consumidor guarde uma via assinada do documento.

Guardar as propagandas (recortes de jornais, revistas, “prints” de sites, etc.) do serviço oferecido é outra dica importante, pois caso o prometido não seja cumprido elas também podem ser usadas na hora que for reivindicar seus direitos. Emails trocados durante a negociação também servem de prova para futuras reclamações.

Antes de viajar exija as confirmações de reserva, passagem e demais serviços por escrito, conferindo informações de check-in, check-out e taxas antes da viagem.

Em caso de cancelamento da viagem, se a iniciativa for por  parte da agência, ela deve restituir o valor pago, prejuízos financeiros e possíveis danos. No entanto, se o consumidor quiser cancelar o serviço, deve fazê-lo por escrito, mas deve ficar atento ao que dispõe o contrato e ao valor total do pacote, uma vez que a multa pode chegar até  20% deste valor.

Pode haver também percentuais superiores que correspondem a gastos comprovados pela agência como pagamento de taxas e, nesse caso, não há um percentual pré determinado. É importante ter em mente que quanto mais próximo da viagem for o cancelamento, maior será o valor a ser pago.

O Procon Goiás oferece atendimento aos consumidores, na sede do órgão, na Rua 8, nº 242, no centro de Goiânia e nos postos de atendimento, que ficam nas agências Vapt Vupt. Além do atendimento presencial, o Procon Goiás disponibiliza o disque denúncias, número 151.

Fonte: Portal do Consumidor, com Procon Goiás.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
(62) 3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Michelle Rabelo: 9926-2522
Eurico Rocha: 8529-1065 /// 8447-1881


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