Procon orienta consumidor sobre golpe da pirâmide financeira
O Procon Goiás, cumprindo o seu papel de conscientizar e alertar o consumidor, se vê na obrigação de orientar quem aderiu ou pretende aderir ao esquema de pirâmide financeira que em Goiás, assim como em sete Estados brasileiros, já está sendo investigado pelo Ministério Público (MP/GO).
O Ministério da Justiça alertou o Procon Goiás, por meio de um Boletim de Proteção ao Consumidor e Fornecedor, que aborda os golpes de investimentos. Este foi repassado aos órgãos de defesa do consumidor juntamente com a tarefa de alertar os consumidores sobre os perigos destes golpes.
É de suma importância lembrar que quase todos os golpes oferecem rentabilidade atraente, pouco detalhamento de risco, sentido de oportunidade que não pode ser perdida, entre outras supostas vantagens. Por isso o Procon Goiás orienta: fique atento!
O golpe
As chamadas “Pirâmides” são um golpe no qual os pagamentos aos investidores são provenientes de novas aplicações. Quando o dinheiro não é suficiente para cobrir os resgates, estes começam a atrasar e são, finalmente, interrompidos, gerando perdas para os que investiram.
No caso do golpe da pirâmide invertida, o usuário paga uma taxa de adesão e a parir daí passa a ser um divulgador, recebendo semanalmente por isso. Por cada indicação, ele recebe uma comissão, assim como pelos ganhos semanais da pessoa indicada. E isso acontece sucessivamente.
O Procon Goiás orienta:
Antes de investir, é fundamental:
- Investigar a empresa
- analisar as promessas de retorno
- verificar o ofertante e o intermediário
- não ter receio de fazer perguntas
- decidir com calma
Depois de investir, é importante:
- não repassar a senha para terceiros
- acompanhar as operações
- procurar a polícia, já que trata-se de um crime contra a economia popular
Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
(62) 3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Michelle Rabelo: 9926-2522
Lucas Santos: 8210-2973 /// 8116-6192
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
0 Comments