Procon Goiás suspende, temporariamente, venda de passagens de empresa de ônibus na rodoviária de Goiânia

Nesta quinta-feira, 28 de dezembro, fiscais do Procon Goiás suspenderam temporariamente a emissão de bilhetes de uma empresa na rodoviária de Goiânia. A ação se deu porque, durante uma fiscalização de rotina, os agentes foram abordados por cerca de 40 consumidores que estavam tentando embarcar, mas os ônibus estavam com mais de 3 horas de atraso. A maior parte deles tinha como destino a região Nordeste do país.

Segundo relatos desses consumidores, a empresa não havia dado nenhum tipo de suporte, como oferecimento de água ou auxilio para alimentação, e também não justificou qual seria o motivo do atraso dos ônibus. Situação parecida ocorreu no dia anterior, dia 27 de dezembro, quarta-feira, quando os fiscais também foram abordados por outros passageiros que tentavam embarcar.

Além da suspensão temporária das atividades, a empresa foi autuada e responderá processo administrativo, que poderá pode gerar uma multa que vai variar de R$ 754 a R$ 11 milhões, de acordo com a gravidade, extensão do dano e do seu faturamento. Novos bilhetes não poderão ser emitidos, nem presencialmente e nem via online, até que a empresa prove que tem condições de transportar todos os passageiros.

Quais são os direitos do consumidor em caso de atraso do ônibus?
O Procon Goiás orienta os passageiros que, em caso de atraso do ônibus em mais de uma hora, pode ser exigido reembolso ou realocação em outro ônibus e passagem para o mesmo destino. Em atrasos superiores a três horas causados pela empresa, o consumidor tem direito a alimentação paga pela empresa de ônibus. Se a viagem não puder ser concluída no mesmo dia, a empresa deve providenciar hospedagem.

Denúncias
O consumidor que quiser realizar denúncia, os canais do Procon Goiás são o telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). A reclamação pode ser feita ainda pelo Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).

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