Procon Goiás registra aumento de 46% na busca por negociação de dívidas em novembro

cálculoComo já era previsto, o número de consumidores que procuraram o Procon Goiás  para negociar suas dívidas aumentou em 45,78% no mês de novembro. Em outubro, foram atendidos 533 consumidores e em novembro 777 consumidores procuraram o órgão na tentativa de negociar suas dívidas.

Segundo a superintendente em exercício, Rosânia Nunes, esse aumento deverá ser mantido no mês de dezembro, pois nesta época do ano as empresas estão mais dispostas a oferecer propostas de acordo mais vantajosas para o consumidor, ofertando descontos e parcelamentos para quitação das dívidas.

Contudo, a Superintendente, alerta: As empresas estão mais acessíveis ao diálogo na hora de realizar os acordos justamente para conquistar o cliente, que com o nome limpo, voltará a consumir produtos e serviços.

Entretanto, o consumidor deve analisar cuidadosamente seu orçamento, considerando a parcela do acordo e as outras dívidas já contraídas, para não retornar à situação de endividamento e restrição de créditos.

Principais cálculos solicitados pelos consumidores:

Normalmente, o cartão de crédito lidera a estatística de cálculos, mas desta vez a preocupação do consumidor foi utilizar a renda extra do 13º salário para saldar suas dívidas.

32,9% das solicitações de cálculos registradas no mês de novembro se referem a pedidos de saldo devedor para quitação antecipada de empréstimos/financiamentos, visando obter descontos dos juros e demais acréscimos, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

Os cálculos realizados pelo Procon Goiás são utilizados como parâmetros de comparação com o saldo devedor apresentado pela empresa credora (bancos e financeiras), a fim de avaliar se acordo proposto é ou não vantajoso para o consumidor.

A segunda maior demanda de cálculos, com aumento de 22,00%, foi os famosos “carnezinhos” de lojas, financiamentos, etc.

Atendimento:

O Procon Goiás esclarece que os fornecedores não são obrigados a negociar, de modo que  qualquer proposta de acordo é mera liberalidade. O Órgão de Defesa do Consumidor atua como intermediador entre consumidor e fornecedor e na maioria dos casos os acordos propostos são aceitos pelo consumidor, seja para pagamento à vista ou parcelado.

O Procon Goiás tem obtido êxito nas tentativas de negociações e no mês de novembro o percentual de acordos chegou a 94,98% do total de tentativas realizadas.

O consumidor que pretende negociar suas dívidas pode apresentar-se na sede do Procon Goiás, situada na Rua 08, nº 242, Setor Central, ou em qualquer um dos postos de atendimento instalados nas agências Vapt Vupt, munido dos documentos  que comprovem a dívida, documentos pessoais e comprovante de endereço.

Para as solicitações protocoladas na sede do Procon Goiás o prazo máximo de entrega do calculo é de 03 dias, sendo que o mesmo poderá ser encaminhado ao consumidor por e-mail, desde que cadastrado na hora do atendimento.

O consumidor também poderá solicitar o cálculo no Procon Virtual disponível no sítio eletrônico: www.webprocon.com.br/goiás, anexando a documentação exigida.

Mais informações:
Atendimento ao consumidor:
151 ou (62) 3201-7100 /// 3201-7101 /// 3201-7102
Atendimento à imprensa:
imprensa@procon.go.gov.br
(62) 3201-7134 /// 3201-7112
Carolina Oliveira: 8131-4308
Eurico Rocha: 8447-1881
Lucas Carvalho: 8197-0470

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