Procon Goiás pede liminar contra nova norma de religação da Saneago

Procon Goiás pede liminar contra nova norma de religação da Saneago

 

O Procon Goiás  informa que o Ministério Público Estadual ajuizou, no último dia 26 de janeiro, Ação Civil Pública nº 5032051.67.2018.8.09.0051, com pedido de liminar em desfavor da  Agência Goiana de Regulação – AGR e da SANEAGO,  visando anular Resolução da  AGR de nº 0088/2017-CR.

A Resolução determina que a religação do serviço água esteja condicionada à quitação de outros débitos antigos vinculados ao mesmo CPF ou CNPJ, mesmo que esses correspondam a outro endereço, e não apenas a uma fatura específica atrasada.  Ou seja, a SANEAGO pode se negar a fazer a religação com respaldo desta norma.

O PROCON-GOIÁS informa que está recebendo reclamações de consumidores prejudicados com o corte no fornecimento do abastecimento de água e/ou esgoto, em função do artigo 7º da Resolução Normativa nº 0088/2017 da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), de 19 de abril de 2017. Muitas reclamações também tem chegado nos Procons municipais em Goiás.

A Ação Civil Pública argumenta que a Resolução “cria excesso de garantia à SANEAGO e grave prejuízo aos consumidores goianos”. O pedido da promotora de Justiça Marísia Sobral Costa Massieux, a ser analisado pela 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual, foi feito com base na Constituição Federal e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Além da anulação da resolução, a Ação Judicial requer que a AGR exclua o conteúdo do artigo 7º da resolução normativa e a SANEAGO não aplique mais a medida.

O MP pede a fixação de multa diária no valor de R$ 50 mil, a ser revertida ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. A liminar ainda não foi apreciada pelo Poder Judiciário.

 

Reclamações

O PROCON Goiás está atendendo aos consumidores afetados diretamente por essa Resolução. A reclamação pode ser registrada pela plataforma online Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br ) ou  presencialmente na sede do órgão, situada na Rua 8, nº 242, Ed. Torres, Setor Central, em Goiânia. Denúncias são recebidas pelo telefone 151.

 

 

 

 

 

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo