Procon Goiás orienta sobre cuidados na compra de pacotes de viagem

pacote de viagemAs férias de meio de ano estimulam a procura por pacotes de viagens, que nem sempre são tão vantajosos o quanto parecem ser na propaganda. Para que o consumidor evite dissabores, o Procon Goiás orienta sobre os cuidados na hora de organizar a viagem.

É importante que a viagem seja planejada com antecedência e não apenas isso, mas que haja a efetivação do pacote. Assim, o passeio é feito com mais tranquilidade. É bom lembrar que a calma é fundamental para uma análise mais aprofundada das opções de pacotes oferecidos pelas agências de turismo.

O pacote é a junção de serviços que as agências de turismo fazem para dar mais comodidade à sua viagem. Os pacotes incluem transporte, hospedagem, passeio turístico, caminhadas, atividades extras, dentre outros serviços. O roteiro varia de acordo com o gosto do consumidor, que deve escolher o serviço que atenda melhor suas necessidades. Há pacotes nacionais e internacionais, individuais e coletivos.

Primeiramente, observe se a agência de turismo na qual vai fazer a compra está regularmente cadastrada no Ministério do Turismo. Esse cadastro visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. Dessa maneira, o consumidor pode checar se a agência atende as normas e está legalmente hábil para atuar no segmento turístico.

Depois de verificar se a empresa é cadastrada no Ministério do Turismo e, após ter escolhido o pacote de acordo com seu perfil, é hora de assinar o contrato de prestação de serviços.  Muita calma e atenção nessa hora! Leia atentamente todos detalhes do contrato para que tudo fique bem esclarecido, isso evita surpresas desagradáveis.

Guardar os materiais publicitários (recortes de jornais, revistas, “prints” de sites, etc.) do serviço oferecido é outra dica importante, pois caso, não seja cumprido todo esse material pode ser usado na hora que for reivindicar seus direitos. Emails trocados durante a negociação também servem de prova para futuras reclamações.

Antes de viajar exija as confirmações de reserva, passagem e demais serviços por escrito, conferindo informações de check-in, check-out e taxas.

Em caso de cancelamento da viagem, se a iniciativa for por parte da agência, ela deve restituir o valor pago, prejuízos financeiros e possíveis danos. No entanto, se o consumidor quiser cancelar o serviço, deve fazê-lo por escrito, mas deve ficar atento ao que dispõe o contrato e ao valor total do pacote, uma vez que a empresa pode cobrar multa.

É importante ter em mente que quanto mais próximo da viagem for o cancelamento, maior será o valor a ser pago.

O Procon Goiás oferece atendimento aos consumidores, na sede do órgão, na Rua 8, nº 242, no centro de Goiânia e nos postos de atendimento, que ficam nas agências Vapt Vupt. Além do atendimento presencial, o Procon Goiás disponibiliza o disque denúncias, número 151 além do Procon Virtual.

Mais informações:

Atendimento ao consumidor:

151 ou (62) 3201-7100

Atendimento à imprensa:

imprensa@procon.go.gov.br

(62) 3201-7134 / 9811-1065

Flora Ribeiro – Jornalista

Lucas Carvalho -Jornalista

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