Procon Goiás orienta consumidores diante da greve dos bancários

Foto: André Saddi

Em virtude da greve dos  bancários iniciada nesta  terça-feira (18/9), o Procon Goiás orienta os consumidores sobre seus direitos. Quem precisa dos serviços prestados pelas instituições bancárias, deve tomar algumas providências para evitar prejuízos financeiros, pois o consumidor tem obrigações e não deve deixar de efetuar o pagamento das dívidas por conta da paralisação.

Dicas

– É importante se prevenir de cobranças de  juros  e multas por atraso, buscando canais alternativos para a quitação de contas junto as empresas credoras;

–  O consumidor pode fazer seus pagamentos através de opções como: caixas eletrônicos, casas lotéricas, correspondentes bancários, dentre outras;

– Mensalidades de escolas, operadoras de planos de saúde e boletos diversos podem ser pagos diretamente no estabelecimento do emitente ou ainda por débito em conta;

-Caso não consiga efetuar o pagamento o consumidor deve procurar a sede do Procon ou um dos 10 postos de  atendimento Vapt Vupt para registrar a reclamação, pois é muito importante documentar o fato para apurar responsabilidades;

– É válido que, ao entrar em contato com a empresa, solicitando alternativa para pagamento, o consumidor anote o dia e hora desse contato, além de pedir o número de protocolo do atendimento e demais documentos pertinentes;

– O consumidor não adeve dquirir, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve;

– O consumidor não poderá ter o nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito por conta da paralisação das atividades bancárias e falta de canal de pagamento da dívida disponível. Caso isso ocorra, deverá registrar a reclamação no Procon, com opção de ingresso de ação judicial nos   Juizados Especiais Cíveis.

Em caso de dúvidas ou problemas, o consumidor pode buscar orientação no Procon Goiás ou por meio do telefone 151.

 

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
Lucas Santos: 8116-6192 /// 8210-2973
Michelle Rabelo: 9926-2522

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