Procon Goiás orienta consumidor sobre os “saldões” de fim de ano

saldão 1Depois do período de festas, diversas lojas oferecem os conhecidos “saldões” e promoções especiais de fim de ano. Nesta hora, observar a qualidade do produto e suas especificidades, conferir as informações contidas na embalagem, testar as funções, saber sobre a política de troca do lojista, são alguns dos cuidados que podem evitar aborrecimentos.

Nos produtos com vícios, a troca é obrigação da empresa. O art. 18 do Código de Defesa do Consumidor determina que eles devem ser reparados pela assistência técnica. Todavia, quando se trata de produtos promocionais, tenha muita atenção, o preço pode estar mais em conta devido a uma condição específica daquele produto.

Veja as principais dicas:

    Pesquise o preço dos produtos pelas diversas formas: internet, catálogos, folders, material publicitário das lojas, etc. A pesquisa é a melhor forma de saber se de fato o produto está em promoção ou se o preço está mascarado.
  • Avalie a real necessidade do produto, mesmo que ele esteja com preço bem mais em conta, de nada adiante a suposta economia adquirindo produtos por impulso e desnecessários. Cuidado com o desequilíbrio financeiro posteriormente!
  • Conhecendo os preços e, constatando que o desconto é real, verifique a qualidade da mercadoria, se não está com vícios. Se possível, faça o teste de funcionamento na hora. Leia a embalagem, verifique todas as informações.
  • Informe sobre a política de troca da loja. Geralmente, os lojistas não trocam produtos em promoção, e, se trocarem, veja o quantitativo dos itens que ainda estarão expostos à venda.
  • Lembre-se, o lojista não tem obrigação legal de devolver diferença do valor de mercadoria na troca. Troca-se o produto por um de igual valor ou de valor superior é pago a diferença.
  • Atenção, há casos em que os produtos estão com preços promocionais em virtude de apresentarem vícios, como arranhões em eletrodomésticos, manchas em peças de vestuário, produtos do mostruário, etc. Nestes casos, o consumidor tem que ser avisado desta condição, e o lojista constar por escrito na nota fiscal ou outro documento. Do contrário o consumidor tem o direito da troca.
  • Mercadorias a serem entregues pelos lojistas no endereço residencial do consumidor devem ser conferidas no momento do recebimento. Caso haja alguma irregularidade, devolva imediatamente, descrevendo os problemas na nota de devolução. O detalhamento pode ser muito útil no futuro.

Compras Online

Quanto aos produtos comercializados por meio da internet, mesmos aqueles com preços promocionais, devem ser observados o exercício do direito do arrependimento no prazo de sete dias, contados da data do recebimento da mercadoria. Não há necessidade de nenhuma justificativa para a devolução.

O consumidor que constatar qualquer irregularidade ou abuso, pode denunciar ao Procon Goiás, por meio do disque denúncia 151 ou (62) 3201-7100 e ainda na sede do órgão de defesa do consumidor, que fica na Rua 8, nº 242, no Centro, e em todos os postos de atendimento, instalados nas agências Vapt Vupt. Outro canal de atendimento é o Procon Virtual: www.webprocon.com.br/goias.

Mais informações:
Atendimento ao consumidor:
151 ou (62) 3201-7100 /// 3201-7101 /// 3201-7102
Atendimento à imprensa:
imprensa@procon.go.gov.br
(62) 3201-7134 /// 3201-7112
Carolina Oliveira: 8131-4308

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