Procon Goiás orienta consumidor sobre o uso consciente do cartão de crédito

Um estudo divulgado na última terça-feira (28/08), pela operadora Visa, mostra que o uso do cartão de crédito cresceu nos últimos anos. Em 2004, a forma de pagamento representava em torno de 16,5% do valor total de bens e serviços comercializados no Brasil. Já em 2010, o porcentual subiu para 27%.

A pesquisa é da Tendências Consultoria Integrada e  mostra que os cartões contribuem significativamente para o aquecimento da economia e para a formalização da atividade comercial, gerando maior arrecadação de impostos.

O estudo revelou que os cartões exercem uma influência positiva no faturamento da atividade comercial, ou seja, o resultado das vendas do comércio é maior à medida que aumenta também o uso de cartão como forma de quitação de débitos. Isso ocorre porque a adoção de meios eletrônicos de pagamento faz com que as transações fluam mais facilmente, criando eficiências no mercado.

Para os lojistas, transações seguras e documentadas, redução da inadimplência, aumento do volume de transações e faturamento estão entre as vantagens assinaladas pelo levantamento.

Orientações e cuidados:

Mesmo com toda a facilidade nas compras com o dinheiro de plástico, as reclamações contra as administradoras de cartão aparecem constantemente nos rankings divulgados pelo Procon Goiás. As principais queixas são em relação à falta de informação sobre taxas, cobranças indevidas, juros abusivos e, principalmente, dificuldade na negociação de dívidas, onde cerca 60% de todas as tentativas de acordos realizadas pelo Núcleo de Renegociação de Dívidas (NRD) do Procon se referem a dívidas com cartão de crédito.

De janeiro a agosto do ano passado o Procon Goiás realizou 5.475 atendimentos. No mesmo período desse ano, o número de atendimento aumentou mais de 65%, com 9.069 atendimentos.

Vale lembrar que o primeiro passo para o consumidor com dívida nessa modalidade de crédito é o cancelamento imediato do cartão, mesmo que ainda haja compras parceladas futuras, pois cessam a cobrança dos encargos de juros remuneratórios (em torno de 12% ao ano). “Percebemos que as administradoras de cartão colocam certa dificuldade para o consumidor que deseja fazer o cancelamento. Neste caso, o consumidor deve anotar o protocolo do atendimento e procurar os órgãos de defesa do consumidor”, orienta a Superintendente do Procon Goiás.

Veja outras orientações do Procon Goiás:

1 – Ler o contrato antes de assinar a proposta de adesão é fundamental. Cada cláusula precisa estar bem explicada de forma clara e objetiva. Informações como o tipo de cartão, a data de vencimento da fatura, o valor da anuidade e os índices de reajuste não podem faltar. É válido verificar se há algum cartão adicional, já que este é de responsabilidade do titular.

2 – Na hora de utilizar o cartão, atente-se à data de fechamento da fatura, pois dependendo do dia da compra, o consumidor pode conseguir até 40 dias de prazo para o pagamento, no entanto, deve-se avaliar o orçamento de forma a quitar integralmente a fatura, na respectiva data de vencimento.

3 – Importante ressaltar que não poderá haver diferenciação de preços independente do meio de pagamento, dinheiro ou cartão. Essa prática, além de ir contra as regras do Código de Defesa do Consumidor, deve ser denunciada pelo consumidor.

4 – Nunca considerar o limite do cartão do cartão de crédito como parte da renda. Estudos realizados pelo Procon Goiás demonstram que a falta de controle do uso do cartão, com a prática do pagamento mínimo, em apenas três meses, é o suficiente para total descontrole e impossibilidade do pagamento integral.

5 – Em caso de perda, furto ou extravio do cartão, a administradora deve ser informada o mais rápido possível. Caso existam valores lançados na fatura que não sejam reconhecidos pelo consumidor, o primeiro passo é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da operadora do cartão e anotar o número do protocolo. Se o caso não for solucionado, o consumidor deve procurar o Procon Goiás, trazendo o número do protocolo, a cópia da fatura e os documentos pessoais.

6 – É importante também que o consumidor registre as denúncias por meio do número 151, que é o Disque Denúncia do Procon Goiás.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
Lucas Santos: 8116-6192 /// 8210-2973
Michelle Rabelo: 9926-2522

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