Procon Goiás orienta consumidor sobre a greve dos bancos

20140930_080239Mesmo com a greve dos bancários, o consumidor tem a obrigação de pagar as contas em dia. A orientação do Procon Goiás é que os consumidores procurem as empresas que emitiram as faturas para pedir outras opções de pagamento.

O comparecimento à sede da empresa e o pagamento em lotéricas ou pela internet também são opções. O Procon orienta ainda que o consumidor deve documentar o pedido feito às empresas, enviando um e-mail ou anotando um número de protocolo de atendimento telefônico.

Esse comprovante pode evitar que ele tenha de arcar com multas e outros encargos por atraso no pagamento, caso a empresa não atenda o seu pedido. Caso a empresa dê ao consumidor outra opção de pagamento e, mesmo assim, a fatura não seja quitada em dia, o consumidor poderá pagar multa e encargos.

É importante lembrar que há vários serviços alternativos que não são afetados pela greve, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Os pagamentos também podem ser feitos por meio de cheque, cartão e Débito Direto Autorizado (DDA).

Caixas eletrônicos

Os caixas que estão dentro das agências bancárias funcionam até as 22h. Em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam durante 24 horas. Os saques noturnos são limitados a R$ 300,00 e o valor para saque diurno varia conforme o banco. Os serviços disponíveis são:

  • Pagamento de contas (não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC; pagamento de cartão de crédito.
  • Saques / retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc).
  • Bloqueio de cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático.

Lotéricas, Correios, supermercados e comércio 

Os correspondentes são lugares alternativos aos bancos, como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. Os serviços disponíveis são:

  • Água; luz; telefone – com ou sem fatura; tributos municipais e estaduais; boletos de bancos; carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).
  • Bolsa família; INSS; FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético – limitado à R$ 1000,00 ou três transações diárias.
  • Em conta corrente ou em conta poupança. Operação limitada à R$ 1.000 ou em até três transações por dia.
  • Consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças; fazer Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda); entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.

Banco pela internet

Os serviços disponíveis são:

  • Saldo; extrato; lançamentos futuros; extrato de compras com cartões de débito; informe de rendimentos; investimento; poupança; aplicações e transações agendadas.
  • Débito Direto Autorizado (DDA); agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás); bloqueto de cobrança; DARF / DARF Simples; DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional; GFIP – FGTS; GPS – INSS; IPVA; DPVAT; IPTU/ISS; GRCS; ISS; licenciamento de veículos; e recarga de celular.
  • Entre outros bancos; TED e DOC eletrônico.
  • Solicitação e desbloqueio de talão de cheques; solicitação, consulta e cancelamento de débito automático; empréstimos e outros.

Banco por aplicativo no smartphone

Para ter acesso a esse serviço, o cliente deve baixar o aplicativo da instituição diretamente no celular, a partir do site do banco e das lojas virtuais de aplicativos. O serviço varia de acordo com cada instituição. São eles:

  • Consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos, home broker (compra e venda de ações) e pagar títulos via Débito Direto Autorizado (DDA).

Banco pelo telefone

Todos os bancos oferecem um serviço telefônico por meio do qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar transações financeiras. Os serviços disponíveis são:

  • Pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, pagamento de conta de consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas.
  • Consulta de saldo, fatura do cartão de crédito, entre outros.

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
imprensa@procon.go.gov.br
(62) 3201-7134 /// 3201-7112
Carolina Oliveira: 8131-4308
Eurico Rocha: 8529-1065 /// 8447-1881
Lucas Carvalho: 8197-0470

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