Procon Goiás orienta consumidor que pretende usar o 13º salário para quitar dívidas

Com a proximidade do pagamento do 13º salário e, de acordo com estatísticas do Procon Goiás, que mostram que muitos consumidores pretendem utilizar o dinheiro extra para ficar livre de empréstimos ou financiamentos, o órgão estadual de defesa do consumidor orienta sobre a maneira correta de quitar os débitos. A intenção também é conscientizar o consumidor sobre a importância de quitar suas dívidas em dia.

Para isso, o Procon Goiás tem um departamento exclusivo de Renegociação de Dívidas, que fica na sede do órgão na Rua 8, nº 242, Edifício Torres, no centro de Goiânia.

Sobre a renegociação, o Procon Goiás alerta: com intuito de limpar o nome, muitas vezes, apenas a primeira parcela é paga, não se preocupando com as parcelas futuras. A população em geral já conhece alguns dos seus direitos e tem o conhecimento que em caso de parcelamento da dívida, a partir do pagamento da primeira parcela, o nome do consumidor já deve ser excluído dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Antecipação

Dados analisados pelo Procon Goiás mostram também que cresceu o número de consumidores que pretendem quitar antecipadamente as dívidas, com o 13º salário.

Essa conclusão se deve ao fato do número de cálculos realizados para consumidores interessados em saber o saldo devedor de um empréstimo ou financiamento, ter sofrido um acréscimo de 55,75%, somente no mês de outubro, se comparado com os dados do mês de setembro de 2013.

Para quem possui dívidas, o dinheiro extra é uma boa alternativa para ser utilizado no pagamento e, ainda, conseguir o desconto previsto em Lei para pagamento antecipado da dívida. A quantidade de cálculos realizados pelo órgão para consumidores interessados em saber o saldo devedor da dívida, ou até mesmo para comparar com o saldo apresentado pelo banco ou financeira, passou de 852 para 1.327.

Senacon

Também com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os direitos e deveres de cada um na hora de adquirir produtos e serviços, a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, lançou nesta terça-feira (5/11) uma campanha voltada prioritariamente para a chamada nova classe média, segmento que atualmente corresponde a mais de 50% da população brasileira.

Com o lema “Você sabe o valor do seu dinheiro”, a campanha é a primeira iniciativa nacional de conscientização sobre o tema.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
imprensa@procon.go.gov.br
(62) 3201-7134
Michelle Rabelo: 9926-2522
Eurico Rocha: 8529-1065 /// 8447-1881

0 Comments

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo