Procon Goiás orienta consumidor que pretende participar da Black Friday
Nesta sexta-feira, 28/11, ocorre a 5ª edição do evento denominado Black Friday 2014, data em que lojas varejistas virtuais e físicas ofertam produtos e serviços com grandes descontos.
Este ano, a Câmara Brasileira do comércio eletrônico reeditou o Código de Ética, que garante o selo “Black Friday Legal 2014”, em que as empresas participantes se comprometem a ofertar descontos reais e a não maquiar os preços. O “selo antifraude” ajuda o consumidor a identificar as lojas com credibilidade na hora de fazer as compras.
Desde o início do mês de novembro, o Procon Goiás vem monitorando os preços dos principais varejistas do país para evitar a chamada “metade do dobro”, quando as empresas participantes elevam os preços antes da promoção para reduzir no dia para o valor real, também conhecida como “maquiagem de preços”, sendo que a fiscalização pode ocorrer mesmo após o encerramento da Black Friday e os comerciantes podem ser autuados por propaganda enganosa.
Além de pesquisar os preços antes da compra, para verificar se a oferta dos produtos ou serviços é realmente vantajosa como anunciado e evitar compras por impulso, é importante que o consumidor fique atento aos requisitos de segurança para inserção de senhas e dados.
A comercialização de produtos ou serviços em loja física ou online deve observar as determinações do CDC. Nas compras pela internet o consumidor tem o prazo de 7 (sete) dias, contados do recebimento da mercadoria ou da contratação do serviço, para exercer o direito de arrependimento, ocasião em que pode cancelar a compra independente do motivo, sem que nenhum valor lhe seja cobrado.
Caso o produto seja entregue com defeito, a loja física ou virtual tem o prazo de 30 dias para solucionar o problema, caso o contrário o consumidor poderá exigir sua troca por outro produto idêntico, a devolução integral do valor pago ou o abatimento proporcional do preço.
Em caso de redução de preços por defeito, a informação deve ser prévia e clara. O defeito não pode comprometer o funcionamento, utilização ou finalidade do produto.
Veja as dicas do Procon Goiás para fazer boas compras na Black Friday:
Compras por impulso: não se deixe levar pelo apelo emocional da oferta e comprar itens desnecessários, cujos valores se somados a outras dívidas podem dificultar o pagamento e levá-lo ao endividamento.
Pesquisa antecipada: Pesquise os preços dos produtos ou serviços desejados antes da compra em pelo menos três sites participantes da Black Friday e em outros fornecedores para verificar se a oferta é realmente vantajosa.
Política de Privacidade: Leia a política de privacidade da loja virtual, para identificar os compromissos assumidos pela loja virtual quanto ao armazenamento e manipulação de senhas e dados.
Comprovação – Documentos: Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários. É importante fazer a reprodução da tela dos preços, constando o horário e o domínio do site, pois a oferta deve ser cumprida conforme veiculado.
Frete: Verifique se não houve o aumento do valor do frete, o que pode tornar o desconto menos vantajoso.
Entrega: Solicite que o prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou recibo. O consumidor só deve assinar o documento de recebimento do produto, após examinar o estado da mercadoria. No caso de irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento.
Produtos importados: Os produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as regras nacionais.
Dicas de segurança:
- Comprar pela internet é mais rápido e cômodo, mas é preciso tomar alguns cuidados.
- Verifique se o site é protegido pelo certificado SSL, que são o cadeado no navegador, a letra S no HTTP e o Selo de Segurança, além de confirmar se o Certificado Digital foi emitido para o mesmo endereço web da página pesquisada.
- Procure no site a identificação da loja, como razão social, CNPJ, endereço, telefone fixo e outras formas de contato, além do email.
- Cuidado ao clicar em links recebidos por e-mail marketing. Veja se a extensão do destinatário do e-mail corresponde ao da loja. Esses links podem lhe levar a sites que são cópias dos originais, mas que servem apenas para furtar seus dados.
- Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular.
- Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares ou que possuam também estabelecimento físico, para facilitar a localização da empresa, caso ocorra algum problema.
- Prefira sites que tenham Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).
- Instale programa de antivírus e o firewall, sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados, e mantenha atualizados no computador.
- Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente.
- Evite os horários de pico de acessos, quando as páginas ficam mais lentas e, no caso de dúvidas, entre em contato com o SAC e os canais de rede social da empresa.
Sites não recomendados pelo Procon Goiás:
Clique no link abaixo e veja os sites não recomendados, que revelam alguma irregularidade ou são apontados como os mais reclamados e que não solucionam os problemas pós venda.
SITES NÃO RECOMENDADOS (Fundação Procon SP)
O consumidor que constatar qualquer irregularidade pode acionar o Procon Goiás, no período das 7 às 19h, por meio do disque denúncias 151 ou (62) 3201-7100, ou pessoalmente na sede, que fica na Rua 8 nº 242, no centro da capital, e em todos os postos de atendimento, instalados nas unidades Vapt Vupts. Outro canal de atendimento é o Procon Virtual: www.webprocon.com.br/goias.
Mais informações:
Atendimento ao consumidor:
151 ou (62) 3201-7100 /// 3201-7101 /// 3201-7102
Atendimento à imprensa:
imprensa@procon.go.gov.br
(62) 3201-7134 /// 3201-7112
Carolina Oliveira: 8131-4308
Eurico Rocha: 8447-1881
Lucas Carvalho: 8197-0470
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