Procon Goiás monitora Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas
Em virtude da demanda registrada pelo Procon Goiás relativa a baixa resolubilidade de problemas através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) por parte de várias empresas, o órgão intensificou a fiscalização com o reforço de um novo equipamento adquirido, que possibilita acompanhar o consumidor na ligação e constatar violações da legislação.
Em dois meses de trabalho, 26 empresas foram autuadas e se comprometeram a melhorar a qualidade do SAC. Só nos quatro primeiros meses de 2013 o Procon Goiás recebeu 135 consumidores que tiveram algum tipo de problema com o SAC, sendo que já no primeiro mês do ano (janeiro) foram 20. Em fevereiro o número caiu para 8, em março subiu para 31 e em abril, o órgão de defesa do consumidor realizou 76 atendimentos referentes ao tema.
O consumidor que não tiver seu problema resolvido através do SAC pode se dirigir à sede do Procon Goiás com o número do protocolo em mãos, assim poderá entrar em contato novamente com a empresa. A ligação é gravada e a qualidade do atendimento, assim como a solução do problema são avaliados.
Conheça a Legislação
Segundo o decreto 6.523/2008, que regulamenta o SAC, é direitos básicos do consumidor obter informação adequada e clara sobre os serviços que contratar, além de poder exigir proteção contra práticas abusivas ou ilegais impostas no fornecimento desses serviços.
O atendimento telefônico das prestadoras de serviços tem que ter como finalidade resolver as demandas dos consumidores sobre informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento de contratos e de serviços.
Além disso, o serviço tem que ser acessível e gratuito, não podendo resultar em qualquer ônus para o consumidor. No menu eletrônico precisam existir as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços.
É importante lembrar que a opção de contatar o atendimento pessoal constará de todas as subdivisões do menu eletrônico.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
(62) 3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Michelle Rabelo: 9926-2522
Lucas Santos: 8210-2973 /// 8116-6192
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
0 Comments