Procon Goiás inaugura Núcleo de Inclusão Digital do Consumidor em parceria com Itaú Unibanco
Consumidores terão auxílio de servidores do órgão para registrar sua própria reclamação
Goiânia, 18 de novembro de 2021 – O Procon Goiás inaugurou o Núcleo de Inclusão Digital do Consumidor em parceria com o Itaú Unibanco, responsável pela doação de seis computadores de mesa, outros equipamentos de informática e móveis. Os terminais serão utilizados pelos consumidores que freqüentarem o órgão para acessarem o Procon Web, além de sites de educação financeira e canais de atendimento de fornecedores.
Os computadores estão instalados na Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC), que fica no segundo andar do órgão e estão à disposição dos consumidores que estiverem interessados em aprender a acessar a plataforma Procon Web, que permite o registro de denúncias, reclamações, solicitação de cálculos e bloqueio de telemarketing.
Por meio da plataforma, também é possível marcar a data e o horário do agendamento presencial no órgão, além de solicitar um atendimento preliminar para os consumidores superendividados. Os consumidores poderão, ainda, acessar o portal Consumidor.gov, do Ministério da Justiça, para consultar ou registrar suas reclamações.
A doação por parte do Itaú Unibanco, realizada por meio de cooperação técnica, ocorreu durante a pandemia da Covid-19, período no qual o atendimento presencial teve de ser suspenso preventivamente no Procon Goiás e observou-se uma migração da demanda para as plataformas digitais. A pandemia evidenciou a necessidade de lidar com aparelhos tecnológicos, já que o atendimento presencial precisou ser suspenso como forma de prevenção à contaminação pelo coronavírus.
Ampliação do acesso digital – A doação tem o objetivo de ampliar o acesso dos consumidores aos meios digitais para solucionar conflitos consumeristas e assim evitar a judicialização dos mesmos. De acordo com o superintendente do órgão, Alex Vaz, esse investimento é muito bem-vindo, uma vez que o órgão ainda tem restrições em função da Covid-19 e atende presencialmente somente por meio de agendamento.
“Aqueles consumidores que chegarem de última hora e não tiverem computador em casa ou qualquer facilidade de manusear um computador, por exemplo, serão direcionados pelos atendentes para a EEDC. Lá, eles receberão o suporte necessário para formalizar sua demanda no órgão”, explica.
O Procon Goiás treinou um servidor especialmente para auxiliar os consumidores. “Cada vez mais, as pessoas têm optado por soluções digitais. Portanto, esta iniciativa vai ao encontro da demanda dos consumidores no sentido de facilitar e agilizar o contato com as empresas. Nós, do Itaú Unibanco, vemos como um importante avanço, que está em linha com a estratégia de centralidade no cliente e de transformação digital do banco”, comenta o superintendente de Comunicação Corporativa e Relações Governamentais do Itaú Unibanco, Leandro Modé.