PROCON Goiás e Senacon lançam campanha de negociação de dívidas presencial e pela internet

Até o dia 30 deste mês de maio, consumidores poderão fazer as tentativas de renegociação de dívidas pela internet. O PROCON Goiás e a Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, estão realizando um mutirão online de renegociação de dívidas.

Para utilizar o serviço, o consumidor deve acessar o endereço eletrônico www.consumidor.gov.br, e fazer o registro onde receberá um login e senha. Após a realização do cadastro, selecione a empresa cadastrada e formalize a solicitação de renegociação de dívidas. Após finalizar o registro, o fornecedor tem um prazo de até 10 (dez) dias para apresentar uma resposta.

Participam do mutirão de renegociação de dívidas, bancos, financeiras, administradoras de cartão de crédito, agências de viagem, administradora de consórcios, operadoras de plano de saúde, que se comprometeram a receber, analisar e responder ao consumidor em até 10 dias.

Vale lembrar que caso a empresa que o consumidor possuir dívidas não seja participante do mutirão online da Senacon, pode procurar o PROCON Goiás que continua, rotineiramente, com o atendimento presencial de renegociação de dívidas, na sede do órgão situada à Rua 8, Centro da capital, como em qualquer unidade padrão nos Vapt Vupts, e pode ser atendido também no endereço eletrônico www.procon.go.gov.br.

Somente nos quatro primeiros meses deste ano, 2.132 consumidores procuraram o PROCON Goiás para negociarem suas dívidas, sendo que desse total, 1.916 saíram do órgão com suas dívidas negociadas, seja para pagamento à vista ou parcelado, o que corresponde a um índice de sucesso de 89,86%.

Para saber se a proposta que as empresas (bancos, lojas, financeiras) é ou não vantajosa, o órgão sugere aos consumidores a, primeiramente, solicitarem os cálculos de suas dívidas para terem a noção real do valor da dívida atual e, a partir de então, poderá avaliar se a proposta tem ou não alguma vantagem.

Nos quatro primeiros meses deste ano, foram atendidos 1.424 consumidores que solicitaram cálculo, sendo realizado um total de 9.753 cálculos diversos como: carnês em atraso, liquidação antecipada com desconto, cartão de crédito, revisionais de empréstimo/financiamento, reajuste (lote, apto, alugueis), condomínio, consórcio (desistência e parcela em atraso), cheques, escolas, notas promissórias, etc.

Algumas negociações, dependendo de alguns fatores como o tempo de inadimplência, chega a ter desconto dos juros, multas e até do principal. Cerca de 80% dos acordos são efetivados de forma parcelada, e o consumidor é orientado a fechar o acordo apenas após analise de sua situação financeira, pois as parcelas devem ser quitadas pontualmente, sob pena de cancelamento do acordo e retorno da dívida original.

Assessoria de imprensa do Procon Goiás

Larissa Oliveira: 3201-7134

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