Procon Goiás divulga rankings de atendimentos e reclamações de Julho de 2017
O Procon Goiás está divulgando o ranking das 50 empresas mais demandadas por consumidores junto ao órgão durante o mês de Julho de 2017. A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas que mais infringem o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A lista é composta por 2 tabelas: a primeira, denominada “Ranking Atendimentos” é composta por atendimentos preliminares, simples consultas, cartas de informação preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré atendimentos de problemas que não são resolvidos pelo Procon (Extra Procon), e também as reclamações, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.
A segunda, denominada “Ranking Reclamações”, é composta SOMENTE pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas anteriores. (Nota: no total do conglomerado Claro S/A é agregado os totais de telefonia móvel, TV por Assinatura (Net) e telefonia fixa. O mesmo vale para a Telefônica Brasil S/A, que incorporou a Vivo e GVT).
Além disso, o órgão quer fazer com que os consumidores avaliem os riscos ao contratar uma determinada empresa. A partir dos dados é possível levar ao conhecimento de todos quantos atendimentos, quantas reclamações e qual a representatividade disto na estatística do órgão.
Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos, para que sua credibilidade não seja afetada.
Ranking atendimentos Julho 2017
Ranking reclamações Julho 2017
Dany Razzouk / Luciana Pinheiro
Coordenação Estadual do Sindec