Procon Goiás divulga rankings de atendimentos e processos de maio de 2020

Procon Goiás divulga rankings de atendimentos e reclamações de maio de 2020

Empresas de telefonia e instituições financeiras lideram insatisfação dos consumidores. Já no quantitativo de processos, as companhias aéreas e agências de turismo prevalecem.

Goiânia, 3 de junho de 2020 – O Procon Goiás divulga, nesta quinta-feira (4/6), o ranking das 30 empresas que tiveram o maior número de atendimentos registrados junto ao órgão durante o mês de maio de 2020.

As empresas de telefonia lideram a insatisfação do consumidor quanto ao serviço prestado. Em primeiro lugar, encontra-se a Oi, com 86 atendimentos, seguida da Decolar.com (42), Caixa Econômica Federal (39) e Itaucard (28). Na quinta colocação da lista de atendimentos, figura a Tim  (17).

Ranking de Processos Administrativos
Já quando se tratam de processos administrativos instaurados, a Azul Linhas Aéreas e Universidade Estácio de Sá lideram o ranking com 14 registros. Em terceiro lugar, vem a Itaucard, com 13. As empresas 123 Milhas e Gol Linhas Aéreas dividem o terceiro lugar, com 10 processos instaurados cada e dão sequência aos fornecedores com mais processos instaurados no mês de maio. Nota-se o aumento no número de processos instaurados com temas relacionados a instituições de ensino e pacotes turísticos, devido aos efeitos da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Prestação de serviço aos consumidores
A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.

A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada Ranking Atendimentos, é composta por todos os atendimentos prestados, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.

A segunda, denominada Ranking de Processos Instaurados, é composta somente pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais.

Com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados, é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão.

Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.

De acordo com o superintendente do Procon Goiás, Allen Viana, neste momento de enfrentamento de uma pandemia sem precedentes, o Procon Goiás mantém sua atuação efetiva para assegurar o cumprimento dos direitos dos consumidores.

“Infelizmente, alguns fornecedores têm deixado de cumprir o que preconiza o Código de Defesa do Consumidor durante a pandemia, que torna os consumidores ainda mais vulneráveis. Apesar desta constatação, o Procon Goiás tem cumprido exemplarmente seu papel na defesa dos direitos dos consumidores, através do valoroso trabalho dos servidores do órgão, sobretudo no atendimento às demandas diárias para a solução de conflitos”, afirma Allen.

Ranking Atendimentos Maio

Ranking Processos Instaurados Maio

Dany Razzouk
Coordenação Estadual do Sindec

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo