Procon Goiás divulga rankings de atendimentos e processos de Junho de 2020

Empresas de telefonia e instituições financeiras lideram insatisfação dos consumidores. Já no quantitativo de processos, as companhias aéreas e agências de turismo prevalecem.

Goiânia, 3 de julho de 2020 – O Procon Goiás divulga, nesta sexta-feira (03/07), o ranking das 50 empresas que tiveram o maior número de atendimentos registrados junto ao órgão durante o mês de junho de 2020, via atendimento eletrônico – Procon Web.

As empresas de telefonia lideram a insatisfação do consumidor quanto ao serviço prestado. Em primeiro lugar, encontra-se a Claro, com 149 atendimentos, seguida da Vivo (125), Grupo Cnova (82) e TIM (72). Na quinta colocação da lista de atendimentos, figura a Decolar.com  (70).

Ranking de Processos Administrativos
Já quando se tratam de processos administrativos instaurados, a Decolar.com lidera o ranking com 19 registros, seguida pelo Banco Itaucard com 15. Em terceiro lugar, vem o Banco Santander, com 12. As empresas Gol Linhas Aéreas, Nubank e Estácio dividem o quarto lugar, com 10 processos instaurados cada e dão sequência aos fornecedores com mais processos instaurados no mês de maio. Nota-se o aumento no número de processos instaurados com temas relacionados a instituições de ensino e pacotes turísticos, devido aos efeitos da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Prestação de serviço aos consumidores
A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.

A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada Ranking Atendimentos, é composta por todos os atendimentos prestados, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.

A segunda, denominada Ranking de Processos Instaurados, é composta somente pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais.

Com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados, é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão.

Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.

Ranking de Fornecedores Junho – PW

Ranking de Processos Instaurados Junho

Dany Razzouk
Coordenação Estadual do Sindec

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