Procon Goiás divulga rankings de atendimento de Maio de 2021
Procon Goiás divulga rankings de atendimento de maio de 2021
Empresas de telefonia, instituições financeiras e Enel lideram insatisfação dos consumidores.
Goiânia, 1º de junho de 2021 – O Procon Goiás divulga, nesta terça-feira (1º/05), o ranking das empresas que tiveram maior número de atendimentos registrados junto ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec e também pelo Procon Web – nossa plataforma digital – durante o mês de maio de 2021.
As empresas de telefonia, Enel e bancos lideram a insatisfação do consumidor quanto ao serviço prestado tanto no atendimento presencial (registrado no Sindec) quanto através do atendimento digital (Procon Web). Em primeiro lugar no atendimento presencial encontra-se a Oi, com 117 atendimentos – somando-se o fixo e móvel, seguida da Claro (71) e Caixa Econômica Federal S/A (58). Já nas demandas registradas via Procon Web temos a Claro, Vivo e TIM ocupando o 1º lugar no ranking, com 76 registros cada, seguido da Oi com 56 registros (somando-se fixo e móvel) e Bradesco, com 43 registros de reclamação.
Nota-se também nos rankings a presença constante de empresas do setor de turismo e companhias aéreas, devido aos efeitos da pandemia do Coronavírus, onde os consumidores buscam o Procon como tentativa de dirimir conflitos, visto que na maioria das vezes não conseguem atendimento via SAC.
Prestação de serviço aos consumidores
A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.
A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada Ranking Sindec, é composta por todos os atendimentos prestados presencialmente, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.
A segunda, denominada Ranking Procon Web, é composta pelos atendimentos registrados por cidadãos de todo o estado de Goiás de maneira remota, pela plataforma Procon Web, principal ferramenta de atendimento durante o periodo de pandemia, já que o órgão permaneceu com o atendimento presencial suspenso em boa parte de 2020, em cumprimento ao decreto estadual.
Com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados, é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos e qual a representatividade disto na estatística do órgão. Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.
Dany Razzouk / Caroline Gontijo
Coordenação Estadual do Sindec