Procon Goiás divulga rankings de atendimento de Janeiro de 2021
Procon Goiás divulga rankings de atendimento de janeiro de 2021
Empresas de telefonia e instituições financeiras lideram insatisfação dos consumidores.
Goiânia, 2 de fevereiro de 2021 – O Procon Goiás divulga, nesta terça-feira (02/02), o ranking das empresas que tiveram maior número de atendimentos registrados junto ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec e também pelo Procon Web – nossa plataforma digital – durante o mês de janeiro de 2021.
As empresas de telefonia e bancos lideram a insatisfação do consumidor quanto ao serviço prestado tanto no atendimento presencial (registrado no Sindec) quanto através do atendimento digital (Procon Web). Em primeiro lugar no atendimento presencial encontra-se a Caixa Econômica Federal, com 60 atendimentos, seguida da Claro (59) e Celg – Enel Goiás (25). Já nas demandas registradas via Procon Web temos a Claro ocupando o 1º lugar no ranking, com 102 registros, seguido da Celg – Enel Goiás com 92 registros de reclamação.
Nota-se também nos rankings a presença constante de empresas do setor de turismo e companhias aéreas, devido aos efeitos da pandemia do Coronavírus, onde os consumidores buscam o Procon como tentativa de dirimir conflitos, visto que na maioria das vezes não conseguem atendimento via SAC.
Prestação de serviço aos consumidores
A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.
A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada Ranking Sindec, é composta por todos os atendimentos prestados presencialmente, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.
A segunda, denominada Ranking Procon Web, é composta pelos atendimentos registrados por cidadãos de todo o estado de Goiás de maneira remota, pela plataforma Procon Web, principal ferramenta de atendimento durante o periodo de pandemia, já que o órgão permaneceu com o atendimento presencial suspenso em boa parte de 2020, em cumprimento ao decreto estadual.
Com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados, é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos e qual a representatividade disto na estatística do órgão. Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.
De acordo com o superintendente do Procon Goiás, Allen Viana, neste momento de enfrentamento de uma pandemia sem precedentes, o Procon Goiás mantém sua atuação efetiva para assegurar o cumprimento dos direitos dos consumidores, com o retorno do atendimento presencial por meio de agendamento.
“Infelizmente, alguns fornecedores têm deixado de cumprir o que preconiza o Código de Defesa do Consumidor durante a pandemia, que torna os consumidores ainda mais vulneráveis. Apesar desta constatação, o Procon Goiás tem cumprido exemplarmente seu papel na defesa dos direitos dos consumidores, através do valoroso trabalho dos servidores do órgão, sobretudo no atendimento às demandas diárias para a solução de conflitos”, afirma Allen.
Ranking Procon Web Janeiro 2021
Dany Razzouk / Caroline Gontijo
Coordenação Estadual do Sindec