Procon Goiás divulga ranking de reclamações e atendimentos de Setembro de 2015
Procon Goiás divulga rankings de reclamações e atendimentos de Setembro de 2015
O Procon Goiás está divulgando o ranking das 50 empresas mais demandadas por consumidores junto ao órgão durante o mês de setembro de 2015. A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas que mais infringiram o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A lista é composta por 2 tabelas: a primeira, denominada “Ranking Atendimentos” é composta por atendimentos preliminares, simples consultas, cartas de informação preliminares, solicitações de cálculos, fiscalizações, pré atendimentos de problemas que não são resolvidos pelo Procon (Extra Procon), e também as reclamações, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão de defesa do consumidor. A segunda, denominada “Ranking Reclamações”, é composta SOMENTE pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas anteriores.
Além disso, o órgão quer fazer com que os consumidores saibam dos riscos ao contratar uma determinada empresa. A partir dos dados é possível levar ao conhecimento de todos quantos atendimentos, quantas reclamações e qual a representatividade disto na estatística do órgão.
Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos, para que sua credibilidade não seja afetada.
Dany Razzouk
Coordenador Estadual do Sindec