Procon Goiás divulga ranking de reclamações de agosto

O Procon Goiás divulga o rankig com as empresas mais reclamadas no mês de agosto. O objetivo do órgão é dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas que mais desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Além disso, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos, para que sua credibilidade não seja afetada.

Essas listas, divulgadas mensalmente e ao final de cada ano, são enviadas a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) onde os dados de todo o Brasil são reunidos e é feito o Projeto Indicadores Públicos de Defesa do Consumidor, em sua 2º edição. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (5/9).

Projeto Indicadores Públicos de Defesa do Consumidor

A iniciativa reúne empresas dos setores de telefonia, bancos e supermercados. Como nos anos anteriores, com base nos números registrados pelos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), as empresas assumiram compromissos públicos de melhoria no atendimento aos consumidores.

Cada fornecedor apresentou metas relativas a três compromissos considerados fundamentais pela Senacon. Redução da quantidade de consumidores que necessitam ir aos Procons para resolver problemas com as empresas, aumento das soluções por meio das notificações prévias encaminhadas às empresas – conhecidas como Cartas de Informações Preliminares (CIPs) – e de acordos em processos administrativos de reclamações, normalmente resolvidas em audiências.

A titular da Secretaria Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, considera o Projeto Indicadores estratégico para possibilitar às empresas rever os processos internos com foco na prevenção e resolução de conflitos de consumo.

“O projeto oferece ao mercado uma fonte valiosa de informação, que permite aos participantes tanto a identificação dos problemas levados pelos consumidores aos Procons de todo país, como também o monitoramento e a avaliação das medidas que venham a ser adotadas por tais empresas para a melhoria dos produtos, serviços e atendimento ao consumidor”, afirma a secretária no vídeo acima.

A resolução de conflitos das empresas na modalidade CIP chega à média de  71,6%. O percentual de  resolutividade aumenta para 77,2%  no caso das empresas participantes do projeto indicadores.

Telefonia – Entre os participantes do Projeto Indicadores, o setor de telefonia foi o que alcançou o melhor resultado no que diz respeito à quantidade de atendimentos, manteve o mesmo patamar de 2010. A Vivo foi a menos demandada nos Procons integrados ao Sindec, com uma redução de 7,2% na quantidade de registros em relação ao ano anterior. A empresa registrou também a melhor taxa de resolutividade em CIPs (83,7%), seguida da Claro (80,3%). A Oi Fixo atingiu o maior aumento percentual – de 71,2% em 2010, para 77,4% em 2011.

Já no aumento de acordos em processos administrativos de reclamações, a Vivo foi a empresa que registrou maior proporção de acordos em audiências (80,1%), seguida pela Claro (72,1%).

Bancos – Das sete instituições financeiras participantes do Indicadores, o HSBC foi o banco que registrou o menor número de demandas em 2011, reduzindo em 13% a quantidade de atendimentos se comparados aos números de 2010. O Citibank também reduziu a quantidade de demandas em 6,3%.

Nas soluções em CIPs, o Itaú apresentou a melhor taxa de resolutividade de demandas (85,5%), enquanto Citibank e Santander apresentaram as melhores taxas com relação ao ano anterior (9,2 e 5,5 pontos percentuais, respectivamente).

No que diz respeito ao aumento de acordos em processos administrativos de reclamações, o HSBC foi o que alcançou a maior proporção de acordos: 69,6%.

Supermercados – Entre os supermercados, o Pão de Açúcar foi o que apresentou a menor quantidade de atendimentos registrados pelos Procons no Sindec em 2011, sendo a única empresa que conseguiu melhorar em relação ao ano anterior – reduziu em 4,7% a quantidade de registros.

Na meta de aumento das soluções por meio das notificações prévias encaminhadas às empresas, o Walmart obteve a maior taxa de resolutividade em CIPs e também o maior aumento percentual  – de 60,5% em 2010 para 70% em 2011.

Na terceira meta, o Pão de Açúcar registrou 71,4% de acordos em audiências realizadas pelos Procons.

Ranking de Reclamações – Agosto de 2012

 

01 – (41 – 10,35%) BANCO BMG S/A

02 – (38 – 9,60%) BANCO CRUZEIRO DO SUL S/A

03 – (35 – 8,84%) BANCO BONSUCESSO S.A.

04 – (9 – 2,27%) CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

05 – (8 – 2,02%) AMERICEL S/A

06 – (8 – 2,02%) ITAU UNIBANCO S.A.

07 – (7 – 1,77%) BANCO BRADESCO S.A

08 – (6 – 1,52%) 14 BRASIL TELECOM CELULAR S/A (BRASIL TELECOM GSM)

09 – (6 – 1,52%) BANCO DO BRASIL S.A

10 – (6 – 1,52%) BANCO ITAUCARD S.A.

11 – (6 – 1,52%) CARREFOUR COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA

12 – (5 – 1,26%) MOIP PAGAMENTOS S.A.

13 – (4 – 1,01%) HSBC BANK BRASIL S.A. – BANCO MÚLTIPLO

14 – (4 – 1,01%) WAL MART BRASIL LTDA

15 – (3 – 0,76%) BANCO INDUSTRIAL DO BRASIL S/A

16 – (3 – 0,76%) BANCO VOTORANTIM S.A.

17 – (3 – 0,76%) CARLOS SARAIVA IMPORTACAO E COMERCIO LTDA

18 – (3 – 0,76%) CARREFOUR PROMOTORA DE VENDAS E PARTICIPACOES LTDA

19 – (3 – 0,76%) CLUBE URBANO SERVICOS DIGITAIS LTDA

20 – (3 – 0,76%) MOTOROLA INDUSTRIAL LTDA

21 – (3 – 0,76%) RICARDO ELETRO DIVINÓPOLIS LTDA

22 – (2 – 0,51%) ARTHUR LUNDGREN TECIDOS S A CASAS PERNAMBUCANAS

23 – (2 – 0,51%) BANCO ABN AMRO REAL S.A. SANTANDER

24 – (2 – 0,51%) BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS S.A.

25 – (2 – 0,51%) BANCO CITICARD S.A. (ANTIGA CREDICARD)

26 – (2 – 0,51%) BANCO DAYCOVAL S/A

27 – (2 – 0,51%) BANCO MORADA

28 – (2 – 0,51%) BANCO SANTANDER BRASIL S/A

29 – (2 – 0,51%) BANCO VOLKSWAGEN S/A

30 – (2 – 0,51%) BRASIL TELECOM S/A (OI)

31 – (2 – 0,51%) BV FINANCEIRA SA CREDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO

32 – (2 – 0,51%) CARDIF DO BRASIL SEGUROS E GARANTIAS S/A

33 – (2 – 0,51%) CENCOSUD BRASIL COMERCIAL LTDA

34 – (2 – 0,51%) CLASSE A STUDIO FOTOGRAFICO LTDA-ME

35 – (2 – 0,51%) CLUBE DO DESCONTO COMERCIO ELETRONICO LTDA

36 – (2 – 0,51%) COMPANHIA THERMAS DO RIO QUENTE

37 – (2 – 0,51%) DIGIBRAS INDUSTRIA DO BRASIL S/A

38 – (2 – 0,51%) GLOBAL VILLAGE TELECOM LTDA.

39 – (2 – 0,51%) LG ELECTRONICS DO BRASIL LTDA

40 – (2 – 0,51%) PAGSEGURO INTERNET LTDA

41 – (2 – 0,51%) REGIA COMERCIO DE INFORMATICA LTDA

42 – (2 – 0,51%) VILMA LÚCIA DO CARMO MACHADO REZENDE

43 – (2 – 0,51%) VIRGINIA SURETY COMPANHIA DE SEGUROS DO BRASIL

44 – (2 – 0,51%) WEBJET LINHAS AÉREAS S/A

45 – (1 – 0,25%) ADANAIR ALVES DE RESENDE FILHO ME

46 – (1 – 0,25%) AGNALDO ALVES PIRES E CIA LTDA

47 – (1 – 0,25%) AGNALDO TADEU SANTOS E CIA LTDA

48 – (1 – 0,25%) AILTON DE SOUZA ROCHA

49 – (1 – 0,25%) AJS. COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA-ME

50 – (1 – 0,25%) ALACIR RODRIGUES SILVA E CIA LTDA

(Com informações da Senacon)

 

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
Lucas Santos: 8116-6192 /// 8210-2973
Michelle Rabelo: 9926-2522

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