Procon Goiás divulga pesquisa de preços de hortifruti
A coleta de preços foi realizada em duas visitas: em dias habituais e em dias promocionais
Variações entre menor e maior preço em dias habituais podem chegar a 535% e em dias promocionais a 612%
Economia no bolso em dias de promoção chega a 81%
Aumento médio de frutas e verduras nos últimos cinco anos foi de 62,06%, enquanto a inflação oficial no mesmo período foi de 37,05%
Alguns produtos registraram aumento médio individual de até 137%
É preciso ter cuidado, em dias promocionais alguns produtos podem ter os preços reajustados, ficando mais caros que em dias habituais e a economia pode virar prejuízo.
Entre os dias 12 e 26 de maio, técnicos do Procon Goiás visitaram 11 (onze) supermercados da capital verificando os preços de 48 itens de hortifruti. Foram realizadas duas visitas em cada estabelecimento, uma em dia escolhido por cada estabelecimento para a venda desses produtos a preços promocionais e outra em dias habituais.
O relatório final do levantamento de preços em dois momentos identificou que é possível fazer uma boa economia ao dar preferência para os dias promocionais, no entanto, é preciso ter bastante cautela, pois nem todos os produtos nesses dias estão em promoção e, alguns, até com preços mais altos que os praticados em dias normais.
Principais variações entre menor e maior preço em momentos distintos
Dias habituais (sem promoção)
Em dias normais, o quilo do brócolis foi o item que teve maior variação entre os estabelecimentos visitados. O preço variou de R$ 2,99 a R$ 18,99, variação de 535,12%;
Com 318,28% de variação, o quilo do jiló, vendido em dias normais teve o menor preço, encontrado a R$ 2,79, enquanto o maior chegou a custar R$ 11,67;
O quilo do quiabo, cuja variação foi de 257,71% em dias normais, teve os preços oscilando entre R$ 2,79 a R$ 9,98;
Já com relação às frutas, o quilo do mamão formosa pode ser encontrado ao menor preço em dias habituais a R$ 1,29, enquanto o maior preço encontrado foi de R$ 4,99, variação de 286,82%;
Variações entre menor e maior preço em dias de promoção de hortifruti
Nos dias de promoção, independentemente do produto estar ou não sendo comercializado com preço promocional, é possível encontrar variação de até 612,40%. O quilo da abobrinha verde teve o menor preço encontrado a R$ 1,29, enquanto o maior chegou a R$ 9,19;
Com 248,52% de variação entre menor e maior preço, o quilo da beterraba variou de R$ 1,69 a R$ 5,89;
Outro exemplo é o quilo do pepino caipira com variação de 345,72%. Este produto foi encontrado pelos técnicos do Procon Goiás custando entre R$ 2,69 a R$ 11,99;
Economia em dias de promoção de hortifruti
Em um supermercado da região leste da capital, é possível economizar até 81,63% na compra de alguns produtos como o mamão Papaya. Em dias normais é vendido a R$ 5,39 o quilo, e em dias de promoção pode chegar a R$ 0,99 o quilo. Na sequência das reduções nesse estabelecimento vem o quilo da abobrinha verde, do maracujá e do mamão formosa, com reduções de 74,15%, 70,10% e 56,77%, respectivamente.
Veja quadro abaixo de algumas economias conseguidas ao adquirir esses produtos em dias de promoção:
Cuidado para que as compras de itens em dias de promoção não se torne mais caro que em dias habituais
Dar preferência para a compra de frutas e verduras em dias de promoção de hortifruti pode significar uma boa economia no bolso do consumidor, no entanto, é preciso ficar atento aos itens que de fato estão em promoção. Caso contrário, a economia pode acabar se transformando em prejuízo.
No levantamento realizado pelo Procon Goiás foi constatado que em dias de promoção de hortifruti nem todos os produtos estão com preços promocionais, isso é totalmente normal, no entanto, é preciso ficar atento pois alguns deles, os preços se tornam maiores que os praticados em dias habituais (sem promoção).
É preciso ficar de olho e caso o consumidor não tenha noção dos preços em dias habituais, é interessante levar para casa apenas os produtos que de fato estão anunciados em promoção, caso contrário, a economia conseguida com a compra de alguns itens pode acabar ficando ali mesmo, no próprio supermercado, ou ainda, se tornar mais caros que em dias normais.
O Procon Goiás fez a simulação. Em um supermercado, ao adquirir 1 quilo de cada um desses produtos: chuchu, limão Taiti, batata doce, maçã gala e mamão formosa, ao invés de pagar R$ 14,15 em dias normais, pagará o valor de R$ 11,70 em dias de promoção, uma economia de R$ 2,45 apenas nesses cinco itens.
No entanto, se não ficar atento aos preços e acabar levando pra casa nesse mesmo estabelecimento 1 quilo de couve-flor, o custo em dias normais será de R$ 22,05 e no dia em promoção, custará R$ 22,39.
Neste caso, além da economia ter ficado ali mesmo, no próprio supermercado, levará pra casa ainda um prejuízo de R$ 0,34 se comparado com os preços praticados em dias normais.
Quantidade de produtos com preços reduzidos e com aumento de preço por cada estabelecimento visitado em dias de promoção
Aumento médio nos últimos 5 anos foi de 62,06%.
Enquanto a inflação oficial medido pelo IPCA/IBGE foi de 37,05%, o aumento médio dos itens de hortifruti registrou um aumento médio de 62,06%.
No entanto, individualmente houve aumento de até 137,80% nesse período. É o caso do quilo da cebola que passou do preço médio em 05/2010 de R$ 2,54, para R$ 6,04 em 05/2015;
Outro item com aumento bastante expressivo foi o quilo da abóbora cabutiá, que passou do preço médio de R$ 1,23 em 05/2010, para R$ 2,85 em 05/2015, aumento de 131,71%.
O quilo da cenoura e da vagem, registraram aumento médio nos últimos cinco anos de 120,00% e 102,62%, respectivamente.
Orientações gerais
O Procon Goiás orienta os consumidores a observarem quais itens estão anunciados a preços promocionais e caso adquira outros itens que não esteja em promoção, tenha uma noção dos preços.
Outra dica é dar preferência para os produtos da época e da região, que além de serem mais baratos, são mais frescos e saudáveis.
Se a compra não se limitar apenas a produtos de hortifruti, tenha o hábito de utilizar uma calculadora na hora das compras, colocando sempre os produtos de primeira necessidade no carrinho, pois esse hábito ajuda no controle dos gastos evitando a compra de produtos desnecessários, sem extrapolar o valor previamente previsto para as compras.
Acesse aqui o RELATÓRIO completo da pesquisa.
Acesse aqui a PLANILHA completa da pesquisa.
27/05/2015
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