Procon Goiás completa 27 anos, atende mais consumidores e alcança maior índice de satisfação
No dia em que completa seus 27 anos, o Procon Goiás divulga, nesta segunda-feira (6/5), um relatório que traz informações sobre a quantidade de atendimentos, o grau de satisfação do consumidor e um comparativo do primeiro trimestre de 2012 e 2013, mostrando assim que o órgão trabalha continuamente para melhor atender o consumidor e fazer valer o que determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Além disso, o órgão inicia a Operação Segundo Domingo de Maio, que objetiva verificar se os lojistas estão respeitando os consumidores que vão às ruas comprar o presente do Dia das Mães. Será verificado o destaque dos preços à vista e a prazo, o esclarecimento sobre as parcelas e forma de pagamento, a realização da troca de produtos, a exigência da nota fiscal, dentre outros pontos.
Outra ação que acontece na semana de comemoração do Dia das Mães é a divulgação de uma pesquisa de preços relacionados a aquisições de presentes.
Procon Goiás
O Programa Estadual de Orientação e Proteção do Consumidor (Procon Goiás) foi criado pelo decrreto nº2.590, no dia 6 de maio de 1986 com atribuição de proteger e orientar o consumidor, evitando que houvessem fraude ou abusos contra o mesmo.
Hoje, 27 anos depois, o Procon Goiás reforça este compromisso e amplia sua competência em busca de melhorias que beneficiem quem compra produtos ou contrata serviços.
Atendimentos
Em relação à quantidade de atendimentos, o Procon Goiás nota que o consumidor tem procurado mais o órgão de defesa para fazer valer seus direitos. Veja o comparativo:
JANEIRO/2012 |
JANEIRO/2013 |
10.197 atendimentos |
13.024 atendimentos |
FEVEREIRO/2012 |
FEVEREIRO/2013 |
9.066 atendimentos |
10.669 atendimentos |
MARÇO/2012 |
MARÇO/2013 |
9.450 atendimentos |
12.926 atendimentos |
Se levarmos em consideração os atendimentos realizados através da Central de Informações e Denúncias, também houve aumento. No primeiro trimestre de 2012 foram atendidos 3.535 consumidores. Já no mesmo período de 2013, o Procon atendeu desta maneira, 19.960 consumidores.
Outro dado importante mostra que os consumidores estão mais satisfeitos com o Procon Goiás. Considerando o primeiro trimestre de 2012, 82% dos atendimentos foram avaliados como ótimo. No mesmo período deste ano, 87% dos consumidores avaliaram o atendimento da mesma forma.
Estes consumidores estão mais ávidos por fazer valer seus direitos. Considerando o primeiro trimestre de 2012, o índice de desistência foi de 2,37%. No mesmo período deste ano, o porcentual caiu para 0,18%.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
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