Procon Goiás alerta os consumidores sobre a greve dos bancos
Os consumidores não podem ter nenhum tipo de prejuízo por conta da greve dos bancos. Mas devem fazer a sua parte, seguindo algumas orientações.
É importante se prevenir de cobranças e multas por atraso, buscando canais alternativos para a quitação de contas, que podem ser as casas lotéricas e os correspondentes bancários. Lembrando que alguns serviços são limitados diariamente.
Outros meios que podem ser utilizados são os caixas eletrônicos dos bancos, a internet e o telefone. Mas se o consumidor procurar uma dessas opções e encontrar dificuldades, pode recorrer ao Procon ou ao Juizado Especial Cível.
Mensalidades de escolas, operadoras de planos de saúde e boletos diversos podem ser pagos diretamente no emitente ou ainda por débito em conta. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções de pagamento.
A greve não é uma situação gerada pelo consumidor. No entanto, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades para ele. Caso esgotem todas as tentativas de pagamento, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa.
Mas é interessante manter alguma prova da tentativa de pagamento, como por exemplo, uma foto tirada de um aparelho celular ou uma filmagem, mostrando que a agência estava fechada. Além disso, servem de prova as notícias publicadas pela imprensa, como filmagens e recortes de jornais.
É importante que, ao entrar em contato com a empresa, pedindo uma alternativa para pagamento, anotar o dia e a hora desse contato, além de pedir o número de protocolo do atendimento.
Em hipótese alguma, o consumidor poderá ter o nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito. Caso isso ocorra, deverá registrar queixa no Procon ou nos Juizados Especiais Cíveis.
Em caso de dúvidas ou problemas, o consumidor pode buscar orientação do Procon Goiás, por meio do telefone 151 ou pessoalmente, na sede do órgão: Rua 02 nº 24 – Ed. Rio Vermelho – Setor Central – Goiânia/GO.
Eurico Rocha
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
(62) 3212-7112
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