Pesquisa de preços do PROCON Goiás aponta variação de até 576% em hortifruti

 Atenção aos itens em promoção pode gerar economia de quase 87% – consumidor deve se atentar, pois em dias de promoção, há produtos com até 237% de aumento, comparado com os dias normais

download (2)Sabe aquela velha história de que o barato pode sair caro? Pois é, em se tratando das promoções de hortifruti, que normalmente são realizadas em um dia da semana pelos supermercados, isso pode realmente acontecer, caso o consumidor não esteja bastante atento aos preços e às pegadinhas comuns nesses dias.

Para avaliar a economia conseguida na compra desses produtos em dias de promoção, e até mesmo os prejuízos causados nas compras realizadas nesses dias, técnicos do PROCON Goiás visitaram do dia 15 ao dia 23 de março, 11 supermercados da capital. Foram verificados os preços de 50 produtos entre frutas, verduras e hortaliças. No entanto, para fazer o comparativo entre os preços praticados em dias habituais e em dias de promoção, foram realizadas duas visitas ao mesmo supermercado.

Em dias habituais, os preços praticados entre os estabelecimentos visitados podem ter uma variação de até 576% dentre os produtos pesquisados. É o caso, por exemplo, do quilo da batata inglesa, cujos preços variaram entre R$ 0,59 a R$ 3,99, variação de 576,27%.

Após a conclusão e análise detalhada dos dados coletados, foi possível identificar uma prática comum entre os estabelecimentos visitados: a elevação dos preços de alguns produtos que não estão anunciados em promoção, comparado com os preços praticados em dias habituais.

 Outras variações de destaque:

 570,59% – Jiló (kg), preços variando entre R$ 1,19 a R$ 7,98;

504,10% – Cará (kg), menor preço a R$ 1,95 e o maior a R$ 11,78;

431,77% – Vagem (kg), com preços oscilando entre R$ 2,99 a R$ 15,90;

292,89% – Quiabo (kg), menor preço encontrado a R$ 2,39 e o maior a R$ 9,39;

290,50% – Pepino caipira (kg) – preços variando entre R$ 1,79 a R$ 6,99;

244,98% – Inhame (kg) – preços variando entre R$ 2,49 a R$ 8,59;

227,73% – Couve (pacote) – menor preço a R$ 1,19 e o maior a R$ 3,90;

151,26% – Batata doce (kg) – preços variando entre R$ 1,19 a R$ 2,99;

147,16% – Banana maçã (kg) – menor preço a R$ 2,99 e o maior a R$ 7,39;

Comparativo entre os preços praticados em dias habituais e em dias de promoção – economia pode chegar a quase 87%

images (1)Antes de comprar os produtos em dias de promoção de hortifruti, é importante ter uma noção prévia dos preços praticados em dias habituais e avaliar se, de fato, os produtos estão realmente com preços reduzidos. No entanto, caso não tenha essa noção, dê preferência apenas para os produtos que estão anunciados.

Dando preferência aos itens em promoção, a economia pode ser bastante significativa em alguns produtos. É o caso, por exemplo, do quilo do inhame que em dias habituais é vendido a R$ 7,58 e em dias promocionais, foi encontrado, no mesmo estabelecimento, a R$ 0,99, economia de 86,94%.

 Veja outros exemplos:

Produto Dia Habitual Dia Promocional Economia Estabelecimento
kg R$ R$ %  
Inhame  R$        7,58  R$              0,99 86,94 Wal Mart
Mamão Formosa  R$        2,99  R$              0,87 70,90 Leve
Abórbora Cabutiá  R$        1,99  R$              0,59 70,35 Barão
Pepino Caipira  R$        2,99  R$              0,99 66,89 Store
Chuchu  R$        2,55  R$              0,99 61,18 Bretas
Tomate  R$        4,98  R$              1,95 60,84 Extra
Batata Inglesa  R$        2,19  R$              0,89 59,36 Carrefour
Beterraba  R$        1,95  R$              0,87 55,38 Tatico

Consumidor deve estar atento – Em dias de promoção, nem todos os produtos estão com preços reduzidos

Ao visitar os supermercados em dias de promoção de hortifruti, dê preferência apenas aos produtos que estejam anunciados em promoção, caso não tenha noção dos preços praticados em dias habituais.

Desde que o produto não esteja anunciado e ofertado com preço promocional, não configura prática abusiva. No entanto, caso o produto que esteja anunciado em “promoção”, esteja, comprovadamente com preço maior que o praticado em dias anteriores, configura prática abusiva de propaganda enganosa, pois induz o consumidor ao erro.

Após análise dos dados relativos às duas visitas em cada um dos supermercados visitados, verificamos que alguns produtos chegam a custar até 237% a mais que em dias normais. Este é o caso do quilo da batata inglesa que era vendida a R$ 0,59 e em dias de promoção, o valor era de R$ 1,99 (no mesmo supermercado).

Em seis supermercados, dos 11 visitados em dias de promoção, a concentração de produtos com preços mais altos que nos outros dias superaram 20% dos produtos expostos à venda. Em um desses locais, dos 40 produtos de hortifruti à venda, 30% deles, o equivalente a 12 produtos estavam com preços maiores que os praticados em dias normais.

 Veja outros exemplos:

Produto Dia Habitual Dia Promocional

Prejuízo

  R$ R$ %
Batata Inglesa (kg)  R$        0,59  R$              1,99 237,29
Chuchu (kg)  R$        0,79  R$              2,59 227,85
Brócolis (unidade)  R$        5,49  R$            17,99 227,69
Uva Benitaka (kg)  R$        6,98  R$            15,98 128,94
Hortelã (pct)  R$        1,98  R$              3,98 101,01
Kiwi (kg)  R$        6,99  R$            13,90 98,86

Atenção redobrada: a economia conseguida na compra dos produtos em promoção pode ficar no próprio estabelecimento

imagesEm um mesmo estabelecimento, na compra de alguns produtos anunciados em promoção, como um quilo de beterraba, cenoura, tomate, quiabo e batata doce, o total a pagar desses produtos em dias habituais seria de R$ 17,55, considerando esses produtos adquiridos em dias de promoção, o valor terá um desconto de R$ 5,00, custando ao consumidor um total de R$ 12,55.

No entanto, considerando a compra simbólica de apenas “meia” peça de brócolis, neste mesmo estabelecimento, que está cobrando mais caro que os preços praticados em dias habituais, ele terá um prejuízo equivalente a R$ 6,25, ou seja, toda a economia conseguida na compra de cinco produtos vai ficar ali mesmo, no próprio estabelecimento e ainda terá um prejuízo de R$ 1,25.

Orientações gerais

O PROCON Goiás esclarece que quando os produtos estiverem com preços maiores que os praticados em dias habituais, desde que tais produtos não estejam anunciados e ofertados em promoção, não se configura prática abusiva.

Apenas nos casos em que o produto está sendo anunciado com preço promocional, cujo preço esteja acima dos praticados em dias normais, fica caracterizado a prática abusiva de propaganda enganosa, por estar induzir o consumidor a erro.

O órgão ainda orienta aos consumidores a observarem quais itens estejam anunciados com preços promocionais e dêem prioridade a eles, caso o consumidor não tenha a noção dos preços praticados anteriormente.

Dar preferência para os produtos da época e da região, também pode significar economia no bolso, além de serem mais frescos e mais saudáveis.

Se a compra não se limitar apenas aos produtos de hortifruti, tenha sempre o hábito de fazer uma lista dos produtos antes de saírem de casa. Também é importante estipular um valor máximo que poderá ser gasto na compra desses itens. Com a ajuda de uma calculadora, vá colocando no carrinho primeiramente os produtos que não podem faltar, contabilizando seus valores e assim, poderá avaliar o quanto poderá ser gasto com os produtos considerados “supérfluos”, sem extrapolar o orçamento prévio estabelecido.

Para acessar o relatório da pesquisa clique aqui

Para acessar a planilha de preços “geral” clique aqui

 

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