Núcleo de Renegociação de Dívidas do Procon Goiás completa um ano
O Núcleo de Renegociação de Dívidas do Procon Goiás está completando um ano e tem muito o que comemorar. Neste período, foram feitos quase 50 mil cálculos, sendo que os acordos celebrados com as empresas chegaram a 81%. Em alguns meses, esse número ultrapassou 90%.
O núcleo foi criado para atender o grande número de consumidores que procuravam o órgão pedindo revisão de cálculo de dívidas, principalmente do cartão de crédito e financiamentos bancários.
Para o acordo ser fechado, o próprio consumidor tem que procurar a empresa em que tem o débito para um possível acordo. Caso ele não obtenha sucesso, o Procon faz essa intermediação junto às empresas.
O cálculo só é realizado na sede do Procon, que fica na Rua 8, no Centro de Goiânia. Já as tentativas de acordo são feitas na sede e também nos postos de atendimento do Vapt Vupt. Preparados, os atendentes explicam aos consumidores que não há obrigação em fechar o acordo. Mas se ele for efetuado pelo órgão, não pode ser quebrado.
Se isso ocorrer, a dívida volta ao estágio inicial e o Procon não volta a mediar um acordo referente a mesma dívida. Essa é uma das exigências do Procon que faz com que as empresas e as instituições financeiras fiquem mais acessíveis à negociação.
Em contrapartida, o consumidor atendido pelo Procon se compromete a participar de um curso gratuito de educação financeira, que é ministrado de dois em dois meses. A ideia do curso é que, além de se livrar das dívidas, o consumidor tenha consciência e não volte ao estado de inadimplente.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
Lucas Santos: 8116-6192 /// 8210-2973
0 Comments