Greve dos correios de outros Estados podem afetar os serviços prestados aos consumidores de Goiás
GREVE DOS CORREIOS DE OUTROS ESTADOS PODEM AFETAR OS SERVIÇOS PRESTADOS AOS CONSUMIDORES DE GOIÁS
Com a greve parcial dos Correios, o Procon Goiás esclarece as dúvidas mais freqüentes dos consumidores. Ressalte-se que o Estado de Goiás não aderiu à greve, porém, como existe a adesão de vários sindicatos da categoria em todo o País, a paralisação pode ressoar nos serviços prestados pelos Correios em nosso Estado.
Por isso, destacamos abaixo as principais dúvidas de consumidores:
– Pagamentos mensais de boleto– Os consumidores precisam saber quais são as prestações que devem ser liquidadas mensalmente. Caso seu boleto não seja entregue antes do vencimento, deverá entrar em contato com a empresa credora, pois ela tem o dever de garantir outras formas de acesso ao boleto, como por exemplo: envio da segunda via por e-mail ou fax, código de barras, prorrogação do vencimento ou outra forma que o consumidor entender mais fácil.
No caso da empresa não providenciar o envio da fatura requerida pelo consumidor, este poderá procurar o Procon para registrar o fato e buscar solução do problema, pois a existência da greve não o isenta de pagamento até a data do vencimento.
– Contratação de serviços– Se a contratação tiver sido feita diretamente com os Correios – Sedex 10 ou carta registrada, e não chegar no prazo estipulado, é direito do consumidor o ressarcimento.
– Aqueles que precisam enviar encomendas ou correspondências com urgência, e forem afetados com esta paralisação dos Correios de outros Estados, devem optar por outros serviços de entregas.
– Compra de produtos à distância – os Correios é apenas intermediário, assim, o vendedor do produto deve garantir a entrega no prazo anunciado, contratando, por exemplo, uma transportadora. Em não o fazendo, o consumidor tem direito de cancelar a compra;
O não recebimento a tempo de boletos, cobranças bancárias, cartão de crédito ou outro tipo de cobrança não retiram do consumidor a obrigação de efetuar o pagamento. Antes do vencimento o consumidor deverá contatar a empresa, para definirem uma segunda opção de pagamento. Assim o consumidor evita aborrecimentos, como cobrança de eventuais encargos, negativação do nome ou cancelamento do serviço.
Quaisquer dúvidas o consumidor pode procurar o PROCON GOIÁS, por meio dos seguintes canais de atendimento:
– Por TELEFONE: no disque denúncias 151 (Goiânia e região metropolitana) ou (62) 3201-7100;
– Atendimento PRESENCIAL: Sede do Procon Goiás na Rua 8 nº 242, no centro da capital, e em todos os postos de atendimento, instalados nas unidades Vapt Vupts;
– Atendimento VIRTUAL: http://www.webprocon.com.br/goias
Atendimento à imprensa:
imprensa@procon.go.gov.br
(62) 3201-7134