Giro em Goiânia e no interior: fiscais do Procon Goiás percorrem 10 cidades em 5 dias
Goiânia, 4 de abril de 2022 – As ações de fiscalização do Procon Goiás se estenderam para além dos limites da capital na última semana. De 28 de março a 1º de abril, três equipes de fiscais do órgão percorreram 79 estabelecimentos comerciais para verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em 10 cidades: Acreúna, Anápolis, Anicuns, Caldas Novas, Marzagão, Itaberaí, Orizona, Palmeiras de Goiás, Rialma e Goiânia. Foram fiscalizados estabelecimentos como supermercados, agências bancárias e postos de combustíveis.
No total, foram autuadas 41 empresas, sendo que a principal irregularidade constatada foi a venda de produtos impróprios para o consumo. Treze empresas foram notificadas para cumprir legislações específicas de direitos dos consumidores. Os fiscais atenderam denúncias feitas pelo telefone 151 e pelo Procon Web, além de realizarem a chamada fiscalização de ofício.
Segundo o superintendente do órgão, Levy Rafael Alves Cornélio, uma das prioridades de sua gestão será intensificar a fiscalização no interior de Goiás, uma vez que é grande a demanda por esses serviços nas cidades que não contam com o seu próprio Procon Municipal. A estruturação do Procon Municipal é uma iniciativa que cabe às prefeituras.
“Nós estamos à disposição das prefeituras para oferecer todo o apoio técnico necessário e qualificação aos servidores municipais. Além disso, vamos firmar parcerias para levar os serviços do Procon Goiás ao interior, por meio do Procon Itinerante, para possibilitar o registro de denúncias e reclamações, além de esclarecer dúvidas da população realizar vários outros serviços”, afirma.