Fiscalização do Procon Goiás notifica posto de combustível em Goiânia

Na manhã desta quinta-feira, 11 de maio, uma equipe do Procon Goiás fiscalizou um posto de combustível localizado no Carrefour Goiânia Sul. A operação teve início tão logo o órgão tomou conhecimento de um vídeo de grande repercussão, gravado no dia 07 de maio, que circula nas redes sociais. Nas imagens, um consumidor denuncia que, mesmo após o bico parar de ejetar combustível no tanque do carro, a bomba continuou cobrando como se ainda estivesse em funcionamento.

A fiscalização do Procon Goiás realizou teste de qualidade do combustível e teste de litragem em todos os bicos das bombas do posto. Em todas as análises os resultados ficaram dentro dos padrões exigidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Apesar disso, em virtude do ocorrido com o consumidor que gravou o vídeo, os fiscais notificaram o posto a apresentar relatório com histórico das manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos (bombas de combustível, mangueiras, bicos e tanques) do estabelecimento nos 12 meses anteriores à notificação. O estabelecimento tem 7 dias para apresentar esta documentação.

O superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, não descarta a possibilidade da bomba ter sido adulterada via dispositivo eletrônico. “Conforme relatos de outros consumidores, o posto já é reincidente em práticas como essa denunciada no vídeo. Por isso, vou encaminhar o relatório da nossa fiscalização para a Delegacia Especializada da Defesa do Consumidor, a Decon, para que a Polícia Civil possa aprofundar as investigações nesse caso”, explica.

Orientações

O Procon Goiás chama a atenção da população para sempre denunciar as irregularidades para as medidas cabíveis a cada caso sejam tomadas. O telefone é o 151, para o atendimento em Goiânia, e (62) 3201-7124, se o consumidor estiver no interior do estado. As reclamações também podem ser feitas pela internet, via Procon Web, pelo site proconweb.ssp.go.gov.br.

O superintendente do Procon Goiás orienta ainda que os consumidores não se distraiam no momento em que estacionam o veículo em frente às bombas e sempre estejam atentos ao painel de cada equipamento. Outro ponto importante é exigir a nota fiscal, pois ela serve como documento para registro de reclamações.

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