Fiscais do Procon Goiás percorrem supermercados de Goiânia para verificar denúncias de preços abusivos
Goiânia, 29 de abril de 2020 – O Procon Goiás retomou nesta quarta-feira (29/4) a fiscalização dos preços de itens da cesta básica após continuar recebendo denúncias de consumidores sobre possíveis aumentos abusivos de preços. Durante todo o dia, equipes vão se dedicar a fiscalizar quatro supermercados de grande porte de Goiânia, ao emitirem notificação para que apresentem as notas fiscais de entrada e saída dos produtos, no período de janeiro a abril, para análise. Em caso de constatação de aumento abusivo da margem de lucro, os estabelecimentos serão autuados e responderão por crime contra a economia popular.
Durante a operação, os fiscais ainda verificam se os estabelecimentos seguem as normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Desde o início do período de quarentena, o Procon Goiás abordou 149 estabelecimentos, sendo 142 supermercados, quatro atacadistas e três indústrias de beneficiamento de alimentos.
A operação resultou em 128 autos de infração envolvendo produtos vencidos ou impróprios para o consumo. Ao todo, foram apreendidas e descartadas 3861 unidades, totalizando 1.876 quilos. Denúncias devem ser registradas no Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br) ou pelo telefone 151.