Empresas de Caldas Novas são autuadas pelo Procon Goiás
A Gerência de Fiscalização do Procon Goiás realizou uma operação em Caldas Novas, a cerca de 170 quilômetros da capital.
Ao todo, 60 empresas foram visitadas, sendo 39 supermercados e 21 postos de combustíveis. Em uma semana de operação, mais de uma tonelada de produtos foram apreendidas.
Segundo o gerente de fiscalização do Procon Goiás, Antônio Gonçalves, esse número de apreensões supera o da operação anterior. “Isso mostra que as empresas, mesmo sabendo das penalidades, não estão tão preocupadas em atender os consumidores, como determina a lei”, afirma o gerente.
Dos 21 postos visitados, dois foram autuados por irregularidades, que vão de problemas nas bombas à falta de informação legível ao consumidor.
Em relação aos supermercados visitados pela equipe de fiscais, o número de autuações é mais que o dobro, cerca de 64%. Dos 39 visitados, 25 foram autuados, apenas 14 atenderam às especificações da lei.
Para Gonçalves, a maioria dessas autuações nos supermercados é de produtos com a validade fora do prazo e as péssimas condições de armazenamento.
As empresas notificadas têm o prazo de 10 dias para apresentarem suas defesas. Após esse prazo, é iniciado um procedimento jurídico.
A equipe de fiscais do Procon, composta por 14 profissionais, faz, periodicamente, viagens pelo interior. As cidades são escolhidas aleatoriamente, de acordo com o número de reclamações que chegam ao Procon, por meio do número 151.
Eurico Rocha
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
assessoria@procon.go.gov.br
(62) 3212-7112
0 Comments