Cresce o número de usuários de cartão de crédito
O número de pessoas que passaram a utilizar o dinheiro de plástico como forma de pagamento aumentou consideravelmente este ano na comparação com o anterior. A constatação é de pesquisa realizada pelo Procon com 420 consumidores de Goiânia. No ano passado 53% possuíam cartão de crédito e agora em 2011, esse porcentual subiu para 72%, o que representou aumento de 19 pontos porcentuais.
A pesquisa avaliou a postura do consumidor goiano em relação ao crédito. Para o gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon, Gleidson Tomaz, o cartão de crédito possui uma das maiores taxas de juros, que chegam a 19% ao mês. Estudos já realizados pelo órgão demonstraram que três meses optando em pagar apenas o valor mínimo da fatura já são mais que suficientes para entrar em um sério descontrole sobre a dívida. “O ideal é que se faça um planejamento antes de usar essa modalidade de crédito, de forma a quitar o valor integral na respectiva data de vencimento, evitando assim dor de cabeça”, alerta.
Dentro desse tema da pesquisa do Procon, foi apurada qual seria a primeira preocupação do consumidor na hora de comprar um produto financiado. A pesquisa verificou que a soma dos consumidores que se preocupam em verificar previamente a diferença que irá pagar entre o preço à vista e o valor final do produto (29%) e quanto de juros está sendo pago no financiamento (38%) atinge 67%. No entanto, os consumidores que apenas se preocupam com a quantidade de parcelas e se o valor caberá no bolso representa 18%.
Mais informações: (62) 3201-7112
0 Comments