Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 22 anos
Nesta terça-feira (11/9) o Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 22 anos de vigência e o Procon Goiás aproveita esta data para trazer dados sobre os atendimentos feitos em 2012. É válido lembrar que o CDC é um importante instrumento para que o consumidor exerça sua cidadania e faça valer os seus direitos.
Ano | 2012 |
Nº de atendimentos | 83204 |
Segundo pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) o CDC é conhecido por mais de 70% dos brasileiros, mas isso ainda não se refletiu na busca plena pela concretização desses direitos. Seis em cada dez consumidores deixam de reclamar nos órgãos de defesa quando enfrentam problemas de consumo ou não ficam satisfeitos com um produto ou serviço adquirido.
Entre os motivos apontados para não reclamar, 37% dos consumidores avaliam que “não compensa”, 31% dizem que “demora muito” e 8% dizem que “sentem vergonha” em reclamar. O nível de consciência também está relacionado aos índices de renda e de escolaridade dos consumidores. Os consumidores de baixa renda que declaram nunca reclamar é de 36%, pouco mais que o dobro dos de alta renda (17%).
Apesar das atuais facilidades comerciais, o Procon Goiás tem notado que as relações de consumos estão cada vez mais complexas e que ao reagir e não aceitar abusividades por parte das empresas, o consumidor colabora pra a conscientização da população como um todo, e para a repreensão dos fornecedores.
Por isso, vale a pena reclamar e exigir que seus direitos sejam respeitados.
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