Audiência pública discute má prestação de serviço no fornecimento de energia em Goiás
Superintendente do Procon-GO propôs criação de grupo de trabalho com representantes do órgão, da AGR e da Equatorial para solucionar gargalos
Os problemas no fornecimento de energia elétrica prestado pela Equatorial foram o tema de uma audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (31/10) na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O debate foi proposto pelo deputado estadual Gugu Nader.
O deputado Lineu Olímpio presidiu a sessão e, junto com demais deputados, questionou a qualidade do serviço prestado, apontando problemas em diversas regiões do Estado, inclusive prejuízos por parte de produtores rurais, empresários e escolas da rede pública de ensino.
Os questionamentos foram direcionados ao presidente da concessionária de energia elétrica, Lener Jayme. Na ocasião, ele apresentou investimentos realizados na rede de energia e criticou o estado de conservação da estrutura como um todo.
Convidado a participar das discussões, o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, criticou as declarações do presidente e disse que as respostas não foram a contento. “O que você apresentou hoje aqui foi um diagnóstico, mas todos nós sabemos que a Celg foi sucateada em governos anteriores e em que vocês condições assumiram a empresa da Enel”, disse.
Levy cobrou um plano de ação efetivo por parte da empresa. “O Procon tem sido a ponta de lança e tem recebido as reclamações mais diversas de consumidores em relação à Equatorial. Nós temos compromisso com o consumidor e, por isso, esperamos que seja apresentado um plano de ação claro, com prazos e investimentos em áreas específicas”, cobra.
O superintendente rebateu a declaração do volume de investimentos da ordem de R$ 1,3 bilhão, uma vez que o consumidor não percebe as melhorias na prática. “Eu não quero acreditar que houve má-fé, mas o consumidor na ponta não tem sentido. Quero documentos que comprovem os investimentos”, cobra.
Levy ainda propôs a criação de um grupo de trabalho formado por representantes do órgão de defesa do consumidor, da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Público (AGR) e da Equatorial.
O objetivo seria auxiliar a concessionária de energia a solucionar os problemas relatados pelos consumidores aos órgãos de fiscalização, como as constantes interrupções no fornecimento, dificuldades no restabelecimento, danos em aparelhos elétricos, entre outros.
Gugu Nader declarou esperar melhorias no fornecimento de energia, bem como no atendimento feito pelo 0800 e no restabelecimento do serviço. Caso os gargalos não sejam superados no prazo de 90 dias, Nader afirmou que protocolará um pedido para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa.