Anatel suspende vendas da TIM em Goiás
A Anatel decidiu suspender a venda de novas linhas da TIM em todo Estado de Goiás. A medida afeta a venda de pacotes de voz e dados. As operadoras OI e Claro também foram atingidas, mas em outros Estados do Brasil.
Apesar da Claro ser a campeã de reclamações no Procon Goiás, a operadora não teve as vendas suspensas no Estado, já que a Anatel baseou-se no número de reclamações feitas na agência.
A decisão da Anatel foi tomada após avaliação de dados das três empresas (TIM, OI e Claro), pelos últimos seis meses. As chamadas interrompidas no meio da ligação seria um dos maiores problemas das operadoras.
As vendas ficarão suspensas até que as empresas punidas apresentem um plano de investimento para os próximos dois anos, sendo que elas têm até 30 dias, a partir desta segunda-feira (23/07), para apresentar um plano de melhoria na prestação dos serviços.
A Vivo não foi atingida em nenhum Estado da Federação, porém terá de apresentar um plano de melhoria nos serviços, assim como as empresas punidas.
A Anatel diz que novas vendas só serão permitidas após análise e aprovação do plano apresentado e que esta decisão não trata de multa, mas de uma medida preventiva. No entanto, se as empresas descumprirem a suspensão nas vendas, a multa será de R$ 200 mil por dia.
Os consumidores que tiverem queixas sobre falhas no serviço de telefonia celular podem fazer uma reclamação no Procon Goiás, na sede do órgão ou nas agências de atendimento Vapt Vupt, e também na Anatel, por meio do telefone 1331.
A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. De acordo com a agência, nesse canal é possível registrar reclamações e denúncias contra todas as operadoras.
É importante que o consumidor procure a prestadora de telefonia antes de reclamar no Procon e na Anatel. A agência reguladora exige o número do protocolo de atendimento da empresa para que a reclamação seja concretizada.
Veja a lista das empresas proibidas de vender em cada Estado:
TIM
Acre
Alagoas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Minas Gerais
Mato Grosso
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rondônia
Tocantins
CLARO
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
OI
Amazonas
Amapá
Mato Grosso do Sul
Roraima
Rio Grande do Sul
Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
Lucas Santos: 8116-6192 /// 8210-2973
Michelle Rabelo: 9926-2522
0 Comments