Agentes do Procon Goiás recebem treinamento para identificar diferenças entre análogos lácteos e produtos tradicionais
Nesta quinta-feira (05/09), fiscais do Procon Goiás receberam treinamento para identificar diferenças entre produtos tradicionais e análogos lácteos. O objetivo é capacitar os agentes públicos, que estão na linha de frente no combate às infrações. Servidores dos Procons de Águas Lindas, Trindade, Rio Verde e Jataí também estiveram presentes.
O curso foi realizado na Escola Estadual de Defesa do Consumidor, ministrado pelo vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás (Sindileite), Ananias Jayme. No encontro, além de ensinar sobre a identificação dos análogos, também foram passadas informações de recursos utilizados por alguns restaurantes e lanchonetes para maquiar o uso desses produtos.
Análogos lácteos são produtos cuja gordura do leite foi parcial ou totalmente substituída por amido ou óleos vegetais hidrogenados. Na indústria, com uso de aditivos, o creme culinário vem sendo oferecido como uma opção para substituir o creme de leite e a mistura láctea se tornou alternativa ao iogurte.
A comercialização destes produtos é permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a sua utilização deve ser informada de forma clara e objetiva. Caso contrário, caracteriza-se como propaganda enganosa, o que fere o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor.
Veja exemplos de alguns produtos análogos:
– composto lácteo (similar ao leite)
– mistura láctea condensada (similar ao leite condensado)
– bebida láctea fermentada (similar ao iogurte)
– cobertura cremosa (similar ao requeijão)
– mistura UHT de creme de leite e soro (similar ao creme de leite)