Procon Goiás dá continuidade a reuniões de trabalho com Procons da capital e da Região Metropolitana

Depois de vários encontros regionais, que englobaram unidades de todo o Estado, o Procon Goiás se reúne nos próximos dias 26, 27 e 28 de junho, com Procons localizados na capital e na Região Metropolitana.

O objetivo desta reunião é fortalecer a imagem dos Procons juntos aos fornecedores e fazer com que eles tornem cada vez mais harmônicas as relações consumeristas. O Procon Goiás é responsável por colocar em prática a política pública de consumo do Estado, além disso é papel do órgão fazer o possível para que todo o consumidor seja atendido de maneira correta, dentro do que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Diante disso, o órgão de defesa do consumidor, além de disponibilizar suas gerencias jurídica e de fiscalização para auxiliar os Procons municipais, organiza desde maio reuniões de trabalho para alinhar entendimentos e discutir melhorias no atendimento do consumidor.

De 26 a 28 de junho

Desta vez foram incluídos na reunião de trabalho, dirigentes dos Procons municipais de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Nerópolis, Inhumas e Itaberaí.

A intenção do órgão de defesa do consumidor é dar continuidade ao trabalho de apoio aos Procons municipais que vem sendo feito em forma de capacitação dos servidores, unificação da linguagem e padronização do atendimento ao consumidor em todo o território goiano. O encontro acontece Academia da Polícia Militar (PM), no Setor Leste Universiário, e na ocasião serão discutidos diferentes entendimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e andamentos processuais.

Durante a reunião será cobrado dos Procons municipais a produção do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, como já é feito na unidade estadual. O documento lista, em ordem alfabética, os fornecedores com maior índice de reclamações atendidas e não atendidas no ano em questão.

Será discutida também a implantação da Carta de Informações Preliminares Eletrônica (CIP Eletrônica), buscando tornar ainda mais ágil o atendimento ao consumidor. Com a CIP Eletrônica, o fornecedor é avisado sobre a demanda da empresa no Procon Goiás via e-mail e se pronuncia dentro de 10 dias, tempo que no atendimento normal é de até 30 dias. O consumidor pode acompanhar o andamento da CIP Eletrônica via telefone ou internet.

Além disso, com as reuniões o Procon Goiás pode analisar melhor a real necessidade da criação e instalação de novas unidades do órgão de defesa do consumidor em todo o Estado. Atualmente existem 34 Procons que trabalham para atender o consumidor goiano, além de fazer um trabalho de conscientização de quem compra um produto ou contrata um serviço. A última conquista do Procon Goiás foi a inauguração de uma unidade na cidade de São Miguel do Araguaia.

Confira os municípios que, com a ajuda do Procon Goiás, já trabalham em projetos de implementação de unidades de órgão de defesa do consumidor:

Outras edições

O encontro que acontecerá a partir do dia 26 segue os moldes das reuniões que vem acontecendo desde o mês de maio. Confira a lista:

  • No encontro que aconteceu entre os dias 7 e 10 de maio, estiveram presentes representantes dos Procons de Rio Verde, Jataí, Quirinópolis e Mineiros.
  • Na reunião que foi realizada entre os dias 26 e 29 de maio estiveram presentes os Procons de Itumbiara, Morrinhos, Goiatuba, Caldas Novas, Buriti Alegre e Bom Jesus de Goiás.
  • Entre os dias 9 e 14 de junho, o Procon Goiás se reuniu com representantes de dos Procons de Valparaíso, Luziânia, Água Lindas, Formosa e Planaltina de Goiás.

Vale lembrar que todos os Procons participantes são integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
(62) 3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br

Michelle Rabelo: 9926-2522
Lucas Santos: 8210-2973 /// 8116-6192
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065

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