Procon Goiás divulga ranking das empresas mais reclamadas em agosto
Goiânia, 1º de setembro de 2022 – O Procon Goiás divulga, nesta quinta-feira (1º/09), os rankings de atendimento (denúncias e reclamações) dos consumidores relativos ao mês de agosto deste ano. No mês, o órgão de defesa do consumidor recebeu 5591 denúncias e reclamações, sendo a maior parte contra empresas de telefonia, energia elétrica e bancos.
No ranking elaborado a partir de registros feitos por telefone e presencialmente, as mais reclamadas são a Claro, com 65 registros, Banco Pan e Caixa Econômica Federal empatadas com 54 e a empresa Telefônica Brasil, com 53. Já o ranking baseado nos registros feitos pela internet, por meio do Procon Web, apresenta Claro, com 100 registros, Tim, 66 registros, e Vivo, com 54 demandas. Durante o mês de agosto, foram registradas 3400 reclamações, 184 dúvidas, 79 cálculos, 338 denúncias e 360 bloqueios de telemarketing.
Entre as principais situações relatadas pelos consumidores estão problemas contratuais e cobranças indevidas por serviços já pagos anteriormente ou nunca utilizados.
A divulgação atende à determinação de Lei de Acesso à Informação (LAI), e visa auxiliar o cidadão no momento da compra de produtos ou serviços.
Canais de atendimento
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). Já as reclamações podem ser feitas presencialmente na sede do órgão (Rua 8, n 242, Ed. Torres, Centro de Goiânia) ou pela internet, por meio do canal Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).
Ranking
Confira o ranking das 30 empresas mais reclamadas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec)
Confira o ranking geral do Procon Web