Procon Goiás divulga pesquisa de preços de pão e leite

Entre os dias 10 e 18 de abril pesquisadores do Procon Goiás visitaram 20 estabelecimentos da capital, sendo 10 supermercados e 10 panificadoras, verificando os preços de 18 itens como o tradicional pãozinho francês, leite, biscoitos e quitandas.

Aumento no preço médio

Em um ano, enquanto o preço médio do quilo do pão francês vendido nas panificadoras registrou um aumento de quase meio por cento (0,46%), passando de R$ 8,11 em 04/2011 para R$ 8,15 neste mês de abril, nos supermercados o preço médio deste item tradicional no café da manhã foi de 9,23%. No entanto, os preços praticados nos supermercados ainda são melhor opção de economia para consumidores de Goiânia.
Já com relação ao quilo do pão Mandi, nas panificadoras o aumento médio apurado neste item foi de 15,63%, enquanto nos supermercados o percentual de aumento foi de 2,96%.

Variações entre menor e maior preço

A pesquisa de preços, feita em duas planilhas, sendo uma com apenas os preços praticados nos supermercados e outra nas panificadoras, facilita a pesquisa por parte do consumidor, de acordo com o tipo de segmento onde tem preferência na hora de adquirir este tipo de produto.
Nas panificadoras, o quilo do pãozinho francês pode variar até 91,92%, sendo o quilo encontrado ao menor preço de R$ 4,95 e o maior a R$ 9,50;
Já nos supermercados, a variação é de 42,94%. Neste tipo de estabelecimento, o preço do quilo do pão francês pode ser encontrado variando entre R$ 4,89 a R$ 6,99.
180,81% foi a variação apurada no quilo do mini pão francês nas panificadoras, com preços oscilando entre R$ 4,95 a R$ 13,90;
O quilo do pão de milho vendido nos supermercados teve variação entre menor e maior preço apurada de 140,78%, onde os preços foram encontrados variando entre R$ 6,89 a 16,59;
Nas panificadoras, o litro do leite longa vida integral – Compleite – foi encontrado pelos pesquisadores entre R$ 2,15 a R$ 3,20, variação de 48,84%; Já nos supermercados este mesmo produto foi encontrado a preços variando entre R$ 1,55 a R$ 1,99, variação de 28,39%.
Apenas a título de curiosidade, se considerarmos esse mesmo produto (leite longa vida integral – Compleite) em ambos estabelecimentos (panificadoras e supermercados), a variação chega a 106,45%, com menor preço encontrado nos supermercados a R$ 1,55 e o maior a R$ 3,20 vendido nas panificadoras.

Consumo diário de pão e leite pode comprometer até 14,75% do salário, para uma família com três pessoas

Um dado bastante interessante verificado na pesquisa é que o comprometimento do salário mínimo, para uma família com apenas três pessoas, no consumo diário de apenas um pãozinho francês por membro da família, juntamente com o consumo de leite mensal, conforme quantidade determinada pelo DIESSE na cesta básica nacional (7,5 litros por adulto), sendo adquirido nas panificadoras, é de 14,75%, o que equivale a um custo mensal de R$ 91,79, tomando por base a média de preço do quilo do pão francês nas panificadoras com peso médio de 50 gramas cada pãozinho e o menor preço do litro de leite longa vida integral.
Já com esses mesmos parâmetros, levando em consideração os preços praticados nos supermercados, esse comprometimento é de 10,86%, o que representa um custo mensal de R$ 67,57.

Considerando apenas o preço praticado entre os estabelecimentos visitados, os supermercados são melhores opções para consumidor
Dentre os dezoito itens pesquisados, todos os produtos possuem os preços médios mais baratos nos supermercados se comparados com os praticados pelas panificadoras.
O gerente de pesquisa e cálculo do órgão, Gleidson Tomaz, acredita que a explicação para esse tipo de segmento praticarem preços mais vantajosos (supermercados), seja pelo fato de disponibilizarem, frequentemente esses produtos com preços promocionais. Pois o fato do carro chefe não serem, exclusivamente pão e leite, essa tática acaba atraindo consumidores que acabam não levando apenas o pão e leite, mas também outros produtos comercializados nos supermercados. Mas mesmo assim, salienta o gerente, a quem preferem adquirir esses produtos em panificadoras, pois como o principal produto vendido é justamente esses itens pesquisados, a qualidade pode ser melhor.

Dica do órgão:

A principal dica do Procon Goiás para economizar, é ficar atento às promoções realizadas pelos estabelecimentos comerciais e principalmente, com relação às empresas que cobrem qualquer oferta anunciada pela concorrência. Pois, mesmo se o produto com preço promocional seja ofertado em um estabelecimento longe da casa do consumidor, esse direito pode ser exigido em estabelecimentos próximos de sua residência, podendo, inclusive, acionar o disque denúncia (151) em caso de recusa do cumprimento da oferta.

Orientações importantes:

O consumidor deve sempre fazer pesquisa de preços, aliados à qualidade do produto e higiene dos estabelecimentos e dos funcionários que vão manusear os produtos, e exigir que a pesagem do pão seja feita à vista do cliente.
O manejo dos alimentos perecíveis nas padarias e supermercados pode apresentar irregularidades, que caso o consumidor não fique atento, levará para casa um produto que não corresponde ao que vem especificado nas etiquetas.
O consumidor deve ter bastante atenção à data de vencimento desses produtos, atentando não apenas à data propriamente dita, como também a aparência do produto. Um produto por exemplo, que facilmente pode ser detectado o seu vencimento é a mortadela, não apresentando uma cor homogenia, sendo inadequada para o consumo e podendo provocar uma infecção intestinal. Caso seja detectada alguma irregularidade, o consumidor deve devolver o produto no local da compra, fazer a reclamação e denunciar o fato à Vigilância Sanitária.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
Lucas Santos: 8116-6192 /// 8210-2973
Michelle Rabelo: 9926-2522

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