PROCON Goiás divulga balanço positivo das ações realizadas em 2016

PROCON Goiás divulga balanço das ações realizadas durante 2016. São destaques o crescimento no número de atendimentos e fiscalizações e o êxito nas negociações em prol do consumidor.

ATENDIMENTOS

  • 163 MIL ATENDIMENTOS

 O PROCON Goiás disponibiliza aos consumidores goianos várias formas de atendimento: por telefone através da Central  Disque Denúncia e Orientações – 151, pela internet por meio do Procon WEB, e presencialmente na Sede no Setor Central e em 15 Unidades de Atendimento Vapt-Vupt nesta  Capital.

Em 2016, o PROCON Goiás realizou mais de 163 mil atendimentos em todas as modalidades citadas. Já os 34 Procons municipais conveniados realizaram juntos mais de 85 mil atendimentos, totalizando 248.695 atendimentos. Este número representa um aumento de  11% em relação aos atendimentos realizados em 2015, quando 223.207 consumidores foram atendidos.

SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR

  • 99,85% de consumidores satisfeitos

 Em 2016, o índice de satisfação dos consumidores atendidos atingiu 99,85%, o que revela a satisfação do povo goiano com a qualidade dos serviços prestados por esta superintendência.

NOVOS POSTOS DE ATENDIMENTO

Em maio de 2016, o Procon-Goiás inaugurou  um novo posto de atendimento em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, com quase mil atendimentos realizados, além da disponibilização do serviço de atendimento agendado aos consumidores Pessoa Jurídica.

PARCERIAS E CONVÊNIOS

O PROCON Goiás, em reconhecimento a sua larga experiência na utilização do SINDEC, foi convidado pelo Ministério da Justiça para atuar como “Procon-Piloto” na implantação da nova plataforma de consultas do SINDEC, denominada Consulta Web.

Em parceria com a SEGPLAN, o atendimento virtual (Procon Web) foi disponibilizado em onze cidades do interior, entre elas Alexânia, Posse, Águas Lindas e Palmeiras.

Além das parcerias firmadas, o PROCON Goiás celebrou também diversos convênios em benefício ao consumidor goiano em 2016. Alguns dos convênios firmados foram: convênio com o Tribunal de Justiça de Goiás para instalação do CEJUSC (Centro Judiciário de Conciliação); com a Universidade Salgado de Oliveira para qualificação/capacitação dos servidores; com o Ministério Público de Goiás – GFUT para fiscalização nos Estádios de Futebol; e  com a Agência Nacional de Petróleo para fiscalização do comércio de combustíveis e derivados de Petróleo. Além de convênios com as prefeituras do interior para implementação do Procon WEB.

 

PROCON WEB

  • 8.659 ATENDIMENTOS ONLINE

 Criado em 2014, o Procon Web, plataforma de atendimento virtual do órgão, tem se consolidado como mais uma alternativa ágil e rápida para o  consumidor  registrar suas demandas. Em 2016, 8.659 atendimentos foram realizados nesta plataforma, um aumento de 11% em relação a 2015.

Dois novos serviços através da plataforma também foram ofertados: a solicitação de cálculo e o tira-dúvidas.

Onze municípios goianos contam agora com o atendimento virtual, que busca auxiliar principalmente aqueles consumidores que não tem computador em casa ou acesso à internet.

 

GOVERNO ITINERANTE

  • 22 EDIÇÕES EM TODO O ESTADO

 O PROCON Goiás participou de todas as 22 edições dos programas itinerantes do governo – Governo Junto de Você e SSP Junto de Você – em 2016. A participação do PROCON Goiás nestes eventos cresceu 10% comparada ao ano de  2015.

RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS

  • 2.242 EMPRESAS INSCRITAS NO CRF

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas – CRF – é construído através do planilhamento das reclamações registradas no Procon-Goiás (classificadas em atendidas ou não atendidas). O CRF representa uma visão qualificada dos principais problemas enfrentados pelos consumidores, com a divulgação anual da “Lista Negra” das empresas mais reclamadas no órgão e as principais queixas.

De janeiro a dezembro de 2016, o PROCON Goiás analisou mais de 6.000 processos e inscreveu 2.422 empresas no CRF. Em relação a 2015, houve um aumento de 7% na quantidade de empresas inscritas.

 

CENTRAL DISQUE DENÚNCIA – 151

  • 68.686 ATENDIMENTOS POR TELEFONE

 O PROCON Goiás atende através da Central Disque Denúncia – Fone 151 em Goiânia e região metropolitana, e através do telefone (62) 3201-7100 as cidades do interior, às dúvidas, reclamações e denúncias de consumidores de todo o estado de Goiás.

Em 2016, foram ampliadas as linhas telefônicas e a quantidade de atendentes para melhorar o atendimento telefônico. Com esse aprimoramento, em 2016 foram recebidas 68.686 ligações telefônicas, resultando num aumento de 56% em relação ao ano anterior.

 

NÚCLEO DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

  • 95,18% DE ÊXITO EM 6.549 NEGOCIAÇÕES

 O PROCON Goiás oferece à população goiana o serviço de negociação de dívidas com a finalidade de auxiliar os consumidores na obtenção de acordos e na prevenção do superendividamento.

Essa negociação é feita por atendentes capacitados para intermediar a negociação ou renegociação de dívidas entre os consumidores e as empresas credoras. A superintendência também promove palestras orientativas sobre o controle do orçamento doméstico.

Em 2016, foram realizadas 6.549 negociações junto às empresas credoras, obtendo 95,18% de êxito nas tentativas de acordo, o que representa um aumento de 4,47% comparado ao ano de 2015.

 

AUDIÊNCIAS DE CONCILIAÇÃO

O PROCON Goiás realizou 2.658 audiências de conciliação com o objetivo de harmonizar as relações de consumo. Desse total, 52% das audiências realizadas resultaram em acordos que eliminaram ou minimizaram os conflitos decorrentes das relações consumeristas.

 

PESQUISAS E CÁLCULOS

  • 32.000 CÁLCULOS PARA CONSUMIDORES COM 95,18% DE ÊXITO

 Em 2016, o PROCON Goiás realizou 20 pesquisas de preços de produtos e serviços em Goiás, visitando 850 estabelecimentos comerciais, com um total de 1.187 itens pesquisados.

Além da realização de mais de uma pesquisa por mês, o PROCON Goiás realizou mais de 32 mil cálculos, fornecendo laudos técnicos para os consumidores renegociarem suas dívidas com fornecedores ou entrarem com ações na justiça. Esses laudos e cálculos proporcionaram a realização de várias negociações que resultaram em 95,18% de êxito nas tentativas de negociação, um número 4,47% superior ao de 2015.

FISCALIZAÇÕES E APREENSÕES

  • 33 TONELADAS DE PRODUTOS APREENDIDOS

O PROCON Goiás realizou fiscalizações em 42 municípios goianos, além da capital e cidades do entorno em 2016. Ao todo, a fiscalização gerou 5.729 documentos, entre autos de infração e apreensão e outros.

Foram fiscalizados supermercados, lojas, instituições bancárias e de ensino, hospitais, bares, restaurantes, postos de combustível, operadoras de telefonia e diversos outros estabelecimentos comerciais. Ao todo, foram apreendidas mais de 65 mil unidades de produtos impróprios ao uso e consumo. Em termos de peso, foram mais de 16 toneladas de líquidos e quase 17 toneladas de produtos sólidos retirados de circulação, inutilizados e descartados.

As apreensões feitas pelo PROCON Goiás em 2016 tiveram um aumento de 34% em relação ao ano anterior.

CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES E PALESTRAS PARA FORNECEDORES/CONSUMIDORES

A EEDC – Escola Estadual de Defesa do Consumidor realizou em 2016, 70 Cursos/Palestras educativas para fornecedores e consumidores em geral, contemplando um público quase 1.200 pessoas, que receberam orientações sobre os direitos básicos do consumidor, informações aos fornecedores e consumidores quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo, além da capacitação e qualificação dos servidores/atendentes.

AUMENTO DOS INDICADORES E METAS PARA 2017

Com todas essas ações, o PROCON Goiás faz um balanço positivo de sua atuação no ano de 2016, com aumento registrado em todos os indicadores em comparação com o ano de 2015.

Dessa forma, o PROCON Goiás está cumprindo integralmente suas atribuições legais administrativas, executando a Política Estadual das Relações de Consumo, com o atendimento das necessidades dos consumidores e com respeito a todas as garantias legais previstas no CDC.

Para o ano de 2017, o PROCON Goiás pretende expandir e ampliar a rede de atendimento com a disponibilização do atendimento virtual (Procon WEB) na rede de Unidades Vapt-Vupt de todo o estado de Goiás, com o estímulo para a implantação e criação de Procons Municipais Conveniados, com o objetivo de facilitar o acesso do consumidor aos seus plenos direitos.

Esta superintendência adota como prioridade a execução dos projetos que têm como finalidade melhorar a qualidade dos serviços prestados por este órgão de proteção e defesa dos consumidores goianos.

Assessoria de imprensa do PROCON Goiás

Larissa Oliveira

Tom Fernandes

3201-7134

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo