PROCON Goiás identifica o perfil do consumidor goiano

Com a aproximação das festividades de final de ano, aumentam as expectativas de consumo devido aos eventos próprios da época, e o PROCON Goiás constatou por meio dos registros de atendimento no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), qual o perfil do consumidor goiano que mais reclamou nos órgãos de defesa do consumidor de Goiânia e cidades do interior do estado de Goiás.

A procura dos cidadãos para fazer valer seus direitos, tem sido crescente ao longo dos anos, pois estão se informando mais sobre seus direitos e buscando conhecer, seja por meio das redes sociais ou com quem contratou com as empresas, acerca da qualidade do atendimento, grau de satisfação ou a solução dos problemas no pós-venda.

Portanto, atualmente existe uma preocupação geral, por parte dos consumidores, sobre informações referentes a erros e acertos das empresas, antes mesmo de fechar contrato ou finalizar alguma compra.

Além disso, a facilidade de acesso às informações a cerca dos direitos dos consumidores provoca o aumento da demanda de atendimentos dos órgãos responsáveis por essa atribuição.

De janeiro a agosto de 2016, os PROCON’s Goianos já atenderam 119.865 consumidores em seus diversos postos e canais de atendimento tanto na capital, quanto no interior do estado. Sendo que:

  • 51,10% dos consumidores atendidos são homens.
  • 48,90% dos consumidores atendidos são mulheres.

De acordo com este levantamento, consumidores de 21 a 50 anos representam a maioria dos atendimentos realizados. Observa-se que:

  • 24,73% dos consumidores têm entre 31 e 40 anos.
  • 20,63% dos consumidores têm entre 41 e 50 anos.
  • 18,51% dos consumidores têm entre 21 e 30 anos.

Ainda sobre líderes de ranking, os assuntos mais reclamados são:

  • 20,32% telefonia celular
  • 9,18% telefonia fixa
  • 8,49% cartão de crédito

De acordo com o perfil analisado pelos índices do PROCON’s Goianos, os assuntos mais reclamados divididos entre homens e mulheres aparecem da seguinte forma:

  • Telefonia Celular:
    56,40% são homens
    43,60% são mulheres
  • Telefonia Fixa:
    52,90% são mulheres
    47,10% são homens
  • Cartão de Crédito:
    54,50% são mulheres
    45,50% são homens

Já em relação aos problemas mais reclamados pelos consumidores goianos, os líderes do ranking são:

  • 36,98% problemas com cobrança.
  • 32,23% problemas com contrato.
  • 6,86% problemas com SAC.

O PROCON Goiás entende ser imprescindível a participação dos consumidores para melhorar as relações no mercado de consumo: conhecendo seus direitos, denunciando violações às normas consumeristas, divulgando o nome das empresas que não cumpriram com suas obrigações e buscando conhecer o ranking das mais reclamadas.

Lembrando que o PROCON Goiás possui postos de atendimento nas unidades de Vapt-Vupt, na sede do órgão, na Rua 8, n 242, Ed. Torres, Centro de Goiânia. Além dos canais de atendimento Disque Denúncia 151 e o PROCON Web que pode ser acessado através do sítio eletrônico: https://proconweb.ssp.go.gov.br/#/

Assessoria de imprensa do PROCON Goiás

Larissa Oliveira: 3201-7134 / 98236-0565 / 99811-1065

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