PROCON Goiás informa: 15 de Setembro é comemorado “DIA DO CLIENTE”

download (6)As atividades econômicas dependem muito do fator “relacionamento”, sobretudo no que diz respeito a um dos seus maiores patrimônios: O CLIENTE. E, com o objetivo de homenageá-lo e lembrar aos segmentos do mercado de consumo  de que é essencial cativá-los na busca de novos negócios, no ano de 2003, foi criado inicialmente no Rio Grande do Sul e posteriormente estendido a todo o país  o chamado Dia do Cliente.

A Inauguração de campanhas publicitárias no sentido de valorizar o marketing de relacionamento, inclusive utilizando redes sociais, distribuições de brindes, promoções são exemplos de ações que alguns empresários desencadeiam nesta data, buscando aprimorar as relações, fortalecer vínculos, criação de novas oportunidades e ambiente de negócios.

Existem diferenças entre consumidor e cliente. Os dois conceitos são muito próximos e podemos em linhas gerais definir o cliente como o consumidor que foi fidelizado. É principalmente neste quesito que um se distingue do outro. Podemos então concluir que cliente é gênero, enquanto o conceito de consumidor por ser mais restrito é espécie.

O consumidor, em geral procura não criar vínculos com lojas, marcas ou valores. Ele simplesmente busca um produto ou serviço que lhe convém, seja pelo preço, pela forma de pagamento, pela oportunidade, pouco importando onde adquira.

Já o cliente possui um perfil mais conservador, e geralmente é fidelizado.  O cliente busca a aquisição de  produtos ou serviços de determinada empresa, levando em conta alguns fatores, tais como:  o tratamento diferenciado que recebe, a qualidade do serviço e do produto que lhe é entregue, os valores da organização,  o seu status na mesma, aquilo que a marca representa, a atenção que lhe é dispensada.

Portanto, quando o cliente pensar em comprar algo, sempre terá em mente como primeira opção determinado fornecedor o qual já se fidelizou. Outra questão é que não há entre os clientes diferença se é ou não o destinatário final do produto ou serviço adquirido. Portanto, o cliente pode ser um consumidor intermediário ou mesmo um fornecedor de produtos ou serviços.

Muitas razões existem para que os fornecedores invistam na fidelização, pois o cliente é um canal de propaganda, divulgando a empresa entre os consumidores e fomentando as vendas com suas indicações.

A atividade comercial precisa do consumidor e do cliente, e se as empresas investirem mais na qualidade do atendimento, transparência nas relações de consumo, respeito aos direitos consumeristas e capacidade de ouvir as reclamações, solucionando os problemas apresentados, certamente se tornarão mais sólidas no mercado de consumo.

 

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